segunda-feira, 24 de outubro de 2016

KALIL ABRE SEMANA FINAL COM MAIS DE DEZ PONTOS DE FRENTE...


DataTempo/CP2 mostra o empresário com 40%, contra 29,4% de João Leite..

O candidato do PHS Alexandre Kalil ampliou sua vantagem sobre o deputado João Leite (PSDB), de acordo com a nova pesquisa DataTempo/CP2, contratada pela Sempre Editora. Segundo os números, o empresário ampliou de 1,2 ponto para 10,6 pontos sua vantagem sobre o tucano a uma semana da abertura das urnas.

Se as eleições fossem hoje, de acordo com a pesquisa estimulada, Alexandre Kalil alcançaria 40% dos votos totais. No levantamento anterior, divulgado há uma semana, ele registrava 33,9%. João Leite, por sua vez, tem agora 29,4%, contra 32,7% do levantamento anterior.

Considerando a margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato do PHS pode ter entre 36,9% e 43,1%. Já o tucano poderia ter entre 26,3% e 32,5%.

Os números mostram que parte do crescimento de Kalil se deu em cima de eleitores que estavam com João Leite. O índice dos que dizem não pretender votar em ninguém, ou que apontam chance de votar em branco ou nulo, oscilou de 23,3% para 20%. Os indecisos passaram de 9,3% para 10%. O número de eleitores que não responderam variou de 0,8% no primeiro levantamento para 0,6% no atual.

VOTOS VÁLIDOS

Se considerados apenas os votos válidos, quando são excluídos os índices de brancos, nulos e indecisos, Alexandre Kalil teria 57,63% das intenções de voto, contra 42,36% de João Leite. Na pesquisa anterior, havia uma situação de empate técnico: 51% para o empresário e 49% para o deputado estadual.

Se quiser mudar o quadro, João Leite terá que mudar radicalmente a disposição dos eleitores. Hoje, segundo o DataTempo, 87,8% dos que dizem votar em Kalil garantem que a decisão é definitiva. Outros 11,8% afirmam que a intenção pode mudar, e 0,5% disse não saber. No caso do tucano, os que não cogitam mudar de voto em nenhuma hipótese são 86,4%, enquanto 12,9% ainda apontam hipótese de alterar seu posicionamento até o dia da eleição, e 0,7% diz não saber.


DADOS GERAIS

AMOSTRA

A pesquisa DataTempo/CP2 ouviu mil eleitores de todas as regiões da cidade nos dias 20 e 21 de outubro.

OSCILAÇÃO

A margem de erro do levantamento e é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança, de 95%.

REGISTRO

O estudo foi contratado pela Sempre Editora e registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-00537/2016.

VANTAGEM

Empresário lidera em 8 das 9 regiões

Os novos números do DataTempo/CP2 mostram que Alexandre Kalil (PHS) agora lidera em oito das nove regiões da cidade. João Leite (PSDB) vence apenas em uma: na Centro-Sul. Ainda assim, naquela região, a diferença foi reduzida sensivelmente em relação ao levantamento anterior. O tucano tem 36% contra 31,2% do empresário.

Em relação ao levantamento anterior, Kalil virou o jogo em outras duas regiões (Nordeste e Norte). Além disso, passou à frente na região Oeste, onde a disputa estava empatada, e manteve a liderança no Barreiro, na região Leste, na Noroeste, na Pampulha e em Venda Nova.

A maior vantagem de Kalil é na região Noroeste de Belo Horizonte. Por lá, o candidato do PHS tem 42,4%, contra 23,8% do concorrente do PSDB. A região é também a que tem o maior número de eleitores dispostos a votar em branco ou nulo: 25,2%. O índice é menor em Venda Nova: 12,5%. Por lá, é onde há o maior índice de eleitores ainda indecisos: 15,6%. O menor percentual para os que ainda não escolheram seus candidatos se dá na região Leste: 5,3%.

Nenhum comentário: