quarta-feira, 19 de outubro de 2016

KALIL ULTRAPASSA JOÃO LEITE: ESQUENTA O SEGUNDO TURNO PARA A PREFEITURA DE BELO HORIZONTE...


Pesquisa aponta empate e tendência é de virada de Kalil

Levantamento mostra candidato do PHS com 33,9%, contra 32,7% de João Leite (PSDB)...

Depois de terminar em segundo lugar no primeiro turno, a 6 pontos do candidato do PSDB, João Leite, o empresário Alexandre Kalil (PHS) reagiu e aparece numericamente à frente na nova pesquisa DataTempo/CP2, realizada entre os dias 11 e 13 de outubro. A situação de empate técnico entre os dois concorrentes à Prefeitura de Belo Horizonte indica um viés de virada em favor de Kalil, que registra 1,2 ponto percentual de vantagem a duas semanas da abertura das urnas.

De acordo com o levantamento, o candidato do PHS alcança 33,9%, contra 32,7% do tucano. Considerando-se a margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, Kalil pode ter entre 30,8% e 37% das intenções de voto totais. Enquanto isso, João Leite pode ficar entre 29,6% e 35,8%.

Os que afirmam não pretender votar em ninguém, ou que apontam a chance de votar em branco ou nulo, são 23,3%. Os que dizem não saber ou estão indecisos são 9,3%. Enquanto isso, 0,8% dos eleitores questionados não responderam ao levantamento.

Veja detalhes da pesquisa:


Veja pesquisa em vídeo:


O DataTempo/CP2 também mediu o grau de decisão de voto em cada um dos dois candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte. Em relação a João Leite, 87,5% de seus possíveis eleitores afirmam que a decisão é definitiva, sem chance de mudança. Outros 12,5% dos eleitores do tucano, no entanto, afirmam que ainda podem mudar e escolher Kalil, votar em branco ou nulo.

Em relação a Alexandre Kalil, os índices são semelhantes. Para 87,9% de seus prováveis eleitores, a escolha pelo candidato do PHS é definitiva. Outros 11,8% dos que apontaram voto no empresário dizem que ainda podem mudar de ideia até o dia da eleição.

Avaliação de governo

O instituto também mediu a avaliação da gestão municipal do prefeito Marcio Lacerda (PSB). O levantamento mostra que 54,9% dos eleitores desaprovam o governo do socialista. Outros 33,8% dizem aprovar o modo como a cidade está sendo gerida. Os que não sabem são 9,1%, e os que não responderam somam 2,2%.


Dados do estudo

Amostra. A pesquisa realizada pelo instituto DataTempo/CP2 ouviu mil eleitores de todas as regiões de Belo Horizonte entre os dias 11 e 13 de outubro.

Oscilação. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%

Registro. A pesquisa foi contratada pela Sempre Editora e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MG-01959/2016.

Candidato do PHS vence em 5 regiões

O cenário de intensa disputa entre João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS) se repete quando o resultado é destrinchado em cada uma das nove regiões de Belo Horizonte.
Líder numericamente, Alexandre Kalil derrota João Leite em cinco regiões. Ele está à frente no Barreiro, na região Leste, na Noroeste, na Pampulha e em Venda Nova. Enquanto isso, o tucano aparece à frente em três regiões: Centro-Sul, Nordeste e Norte. Os dois estão numericamente empatados na região Oeste, com 35,8% dos votos cada um.

A maior vantagem de Kalil é na Pampulha. Por lá, de acordo com o DataTempo/CP2, o candidato do PHS soma 44,6%, contra 20% do concorrente do PSDB.

O deputado estadual, por sua vez, vence o empresário com mais folga na região Centro-Sul, onde aparece com 41,4%, contra 19,8%.

É justamente nos dois locais em que Kalil e João Leite têm as maiores vantagens um sobre o outro que há mais indecisos a serem conquistados. Na Pampulha são 12,3%, enquanto na Centro-Sul são 12,1%. A região com menos indecisos (5%) é a Oeste, onde há empate.

Os maiores índices de intenção de votar em branco ou nulo são registrados nas regiões Noroeste (26,5%) e Norte (26,4%), de acordo com o estudo.

Nenhum comentário: