terça-feira, 5 de novembro de 2013

AMAV REALIZA REUNIÃO SOBRE O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS...


O prefeito Marcio Reinaldo, presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio das Velhas (AMAV), recebeu em seu Gabinete o diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Marcílio Magalhães, para reunião  que discutiu o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).  A importante reunião contou com a participação de prefeitos da AMAV, membros da EMATER, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Codesel e da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia.  

De acordo com o diretor da CONAB, Marcílio Magalhães, o Programa agrega o seguimento de apoio ao pequeno produtor rural e também o direcionamento desses alimentos para as entidades cadastradas no projeto que atende pessoas carentes. Ele informa que hoje o pequeno produtor compra diretamente da CONAB com 30% de desconto. “O Programa de Agricultura Familiar está sendo executado em Minas Gerais e vendo sendo produzido desde 2003, sendo que, foi se aprimorando com a capacidade de execução com projetos que chegam a 38 milhões e 700 mil reais. Minas é o único Estado que executa todos os procedimentos apresentados pela CONAB”, explica.


Magalhães explica que hoje são 12.000 agricultores familiares, produzindo e entregando alimentos, inclusive para a merenda escolar. “Esse projeto perfaz cerca de 200.000 toneladas de alimentos”, frisa.

Segundo ele, foi feito o máximo para a desburocratização desse segmento, sendo muito importante a parceria da EMATER. Também um vídeo institucional transmitido na reunião, mostrou que a CONAB, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acompanha o desenvolvimento da safra, identifica as regiões e contribui com as políticas públicas para o abastecimento de alimentos. “Nesse sentido, contribui para a regularização do abastecimento” completa Marcílio.

O PAA tem os seguintes objetivos: remuneração da produção; ocupação do espaço rural; distribuição de renda, que segundo Marcílio Magalhães, fica no próprio município; combate à fome; cultura alimentar regional e preservação ambiental.

Também engloba dois instrumentos operacionais: compra da agricultura familiar com doação simultânea e formação de estoques pela agricultura familiar. 

Comunicação / Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Nenhum comentário: