segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ATO PÚBLICO “MINAS ABRAÇA AS APAES REÚNE MAIS DE TRÊS MIL PESSOAS NA PRAÇA DA FEIRINHA........


O Ato Público “Minas abraça as Apaes” (contra o fechamento das Apaes), realizado na Praça da Feirinha, neste último sábado (9), às 9 horas, com apoio da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Consórcio Aliança para a Saúde, Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio das Velhas (AMAV) e Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), reuniu mais de três mil pessoas de Sete Lagoas e de vários outros municípios do Estado de Minas Gerais.  O evento contou com a realização de shows musicais, fanfarras, apresentações artísticas e “Caravana do Lazer” com cama elástica, piscinas de bolinhas, futebol de sabão e medição de pressão arterial.

O Ato Público aberto pelo prefeito municipal Marcio Reinaldo Dias Moreira foi um sucesso e também contou com a participação da primeira dama do município, Sra. Diana Stael Barros Moreira e das seguintes autoridades: o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro; os deputados estaduais Duílio de Castro, Luiz Henrique, Arlem Santiago e Alencar da Silveira Jr.; os deputados federais Eduardo Azeredo, Eduardo Barbosa e Renato Andrade; o vice-prefeito de Sete Lagoas, Dr. Ronaldo João, e os prefeitos Joaquim Ildeu Santana (Cordisburgo), Evaldo Luiz Cardoso (Caetanópolis), padre José Roberto Filho (Prudente de Morais), Alessandro Guimarães (Araçaí) e Marcelo Maciel de Castro (Maravilha); o presidente da Apae de Sete Lagoas, José Luiz Tomé; de Eduardo Generoso, assessor da defensora pública geral de Minas Gerais, Andrea Abritta; de Geraldo Mendes, assessor da deputada estadual Liza Prado – presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência (ALMG); da secretária municipal de Políticas Públicas Sociais de Belo Horizonte, Gláucia Brandão, representando o prefeito Márcio Lacerda; do presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, Márcio Paulino da Silva Torres, demais vereadores e secretários municipais de Sete Lagoas.


O presidente da Apae de Sete Lagoas, José Luiz Tomé, elogiou o movimento que definiu como bonito e ressaltou que a Apae tem realizado um trabalho maravilhoso. “Ficamos emocionados com o apoio de toda a sociedade. Agradecemos a participação de todos os municípios pelo total apoio!”, manifestou. Para o deputado estadual Alencar da Silveira Jr., essa caminhada tem que continuar. E desejou que Deus proteja a todos.  Também o deputado federal Eduardo Barbosa lembrou que todas a vezes que a Apae é mobilizada, ela está presente. De acordo com ele, o município de Sete Lagoas entende que todos aqueles que são contra as escolas especiais fazem uma burrada. “E essa ação manifestada a partir do prefeito Marcio Reinaldo é grande porque ele foi um parlamentar respeitado em Brasília. Nesse sentido, a Apae sente-se mais tranquila com seu apoio.”, ressaltou. Ele também contou que toda essa mobilização foi inspirada pelo presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro, sendo que, já são dez anos de embate com o MEC que aos poucos foi minguando os recursos das escolas especiais. “Mas, a Apae não se compara, pois sempre mostrou-se coesa em suas concepções. A escola especial tem que ser uma alternativa com aqueles que não se identificam com a pedagogia comum.”, ponderou.

O deputado estadual Duílio de Castro Faria, agradeceu a cada um pela participação neste grande Ato Público. Ele ressaltou o envolvimento do deputado Dinis Pinheiro que tem sido um presidente diferenciado e também do prefeito Marcio Reinaldo e sua equipe, que segundo ele, foram fundamentais para a realização do evento, “que vai ecoar no Senado Federal”. E afirmou: “Nós vamos vencer porque essa é a vontade do povo que está contribuindo muito e estamos exercendo o ato mais sublime que é o ato da democracia. E o encerramento das Apaes não é a nossa vontade!”, reafirmou. Igualmente o deputado federal Eduardo Azeredo esclareceu que temos que lutar pela ampliação de direitos e não restringi-los. “Quero dizer ao Dinis Pinheiro e ao prefeito Marcio Reinaldo que eles estão certos em colocar todo o movimento em favor das Apaes. E não vamos deixar o Ministério da Educação mexer com elas!”, ratificou. Também o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Dr. Viana, disse que quem é cidadão tem que apoiar as Apaes. Ela lembrou que não é fácil entregar a uma professora, a responsabilidade de dez crianças que precisam de cuidados especiais. “O direito de todos é igual, mas o cuidado com as crianças especiais tem que ser diferenciado!”, levantou.

Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Dinis Pinheiro afirmou seu entusiasmo com a vida e com o exemplo de amor do povo mineiro. Segundo ele, a Apae é sinônimo de carinho e está sofrendo com essa atitude insensata do Ministério da Educação de querer fazer a inclusão sem opção de escolha, de alunos com necessidades especiais em escolas comuns. “Vale a pena semearmos essa luz do amor para essa obra santa que se chama Apae. Ninguém vai acabar com a Apae não! A Apae é de Minas, é do Brasil e de todos nós! Viva a Apae, viva Sete Lagoas, viva Minas, viva o Brasil!”, enalteceu.

Por outro lado, o presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, Márcio Paulino, cumprimentou ao prefeito Marcio Reinaldo e ao presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro, pela iniciativa e afirmou que quem pensa no fechamento das Apaes não tem coração. Ele também ressaltou o pioneirismo do município de Sete Lagoas pela movimentação deste grandioso Ato Público “Minas abraça as Apaes”.

O prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira agradeceu a presença de todos os deputados, membros das diversas Apaes mineiras e toda a comunidade sete-lagoana, sobretudo, pelo apoio significativo. “Estamos aqui para dar um alerta a todo o Brasil. Passa pelo Congresso, um Projeto de Lei com Emenda que ameaça a harmonia das Apaes, que encontra-se na Comissão de Educação do Senado. Agradecemos ao Dinis Pinheiro e ao governador do Estado pelo apoio. Também agradeço aos meios de comunicação de Sete Lagoas, ao comércio sete-lagoano e a todo nosso povo que facilitou a realização do evento. A Apae é do interesse de todos e temos que ser exemplo para Minas e para o Brasil. Que essa bela imagem de nosso povo nesse Ato Público “Minas abraça as Apaes”, se espalhe pela Internet e ressoe para todo o Brasil! Agradeço muito nossa equipe da Prefeitura que se mobilizou para a realização do evento. As Apaes é do povo e para o povo. Que elas cumpram seu papel cada vez mais! Desejo que cada prefeito aqui presente sinta isso e aplique em sua comunidade. Muito obrigado e felicidade a todos! Tenham a certeza de que Sete Lagoas hoje cresce irmanada com todos!”, concluiu.

Comunicação / Prefeitura Municipal de Sete Lagoas


Nenhum comentário: