quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA TRABALHOS PARA REVISÃO DA LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA...


A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Políticas Urbanas, está realizando trabalhos para revisão da Legislação Urbanística da Cidade, liderados e conduzidos pelo Secretário da Pasta, Arnaldo Nogueira. De acordo com o Secretário, a Lei de Parcelamento do Solo está sendo reformada, bem como a Lei de Uso e Ocupação do Solo. “Os estudos estão sendo realizados em primeiro momento por uma Comissão composta de técnicos e servidores da Administração Pública, os quais tem bastante conhecimento sobre a Cidade. Também participam do estudo, profissionais de empresas especializadas, contratadas para tal finalidade”, informa.

Ainda sobre a revisão da Legislação Urbanística, Gustavo Guimarães, Gerente do Departamento de Licenciamento de Obras, explica que, além das adequações necessárias, em virtude de crescimento local, estão sendo estabelecidos novos critérios para a execução de futuros loteamentos, onde em síntese, pretende trazer mais critério na adoção de técnicas e materiais, além de maior rigor na fiscalização da execução dos mesmos. “Com tais medidas, espera-se evitar que o Município gaste com a recuperação de loteamentos mal executados, o que lamentavelmente ocorreu nos últimos com reflexo nos dias atuais. Isso gera além de transtornos à população, um ônus excessivo e desnecessário ao Executivo, vez que a obrigação de garantir a perenidade da qualidade do empreendimento é do loteador, que tem por dever instalar uma infraestrutura descente antes do lançamento de seu empreendimento”, pondera.


Segundo Arnaldo Nogueira, além das áreas técnicas, a revisão da legislação urbanística contempla o planejamento de um abrangente sistema viário local, bem como a adoção de novos zoneamentos, mais compatíveis com a realidade. Nesse sentido, o Departamento de Licenciamento de Obras (DLO), que dará todo suporte administrativo para as mudanças, tem buscado estruturar-se a fim de garantir ainda mais agilidade nos processos. Dentre as principais medidas, destaca-se o início dos trabalhos para elaboração de um software interativo, para gerir a tramitação dos processos e informá-la aos contribuintes, via internet.

Questionado sobre os prazos para aprovação de obras no DLO, Gustavo Guimarães explica que um processo totalmente regular leva cerca e 15 dias para se analisado e aprovado. “O grande problema do Departamento são os processos que apresentam algum tipo de irregularidade, seja por causa da obra, seja por erros técnicos de representação e desenho arquitetônico. Como não são passíveis de aprovação, acabam acumulando em nossos arquivos de pendências e ganhando tempo de tramitação, o que prejudica injustamente a imagem do setor. Os processos que se encontram definitivamente impossibilitados de regularização, tem sido devolvidos aos seus respectivos interessados, para garantir maior fluidez e celeridade ao Departamento.”, esclarece.

Comunicação / Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

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