quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

LEI DO AIR BAG COMEÇA A VALER EM JANEIRO PARA 100% DOS CARROS....


Lei foi elaborada por Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e aprovada pelo Congresso Nacional em 2009; resolução deu prazo para que montadoras se adaptassem às regras.

A exigência de air bag como item de série a partir de 2014 é uma vitória do consumidor, uma vitória do bom senso, uma vitória da vida. A afirmação é do deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), autor da lei 11.910/2009 que determina que todos os carros produzidos no Brasil saiam de fábrica com este equipamento como item de série. “Esta é uma lei a favor da vida dos brasileiros, pois está mais que comprovado que o air bag evita mortes em casos de acidentes graves”, ressaltou o parlamentar.

Na última semana, o Governo Federal considerou adiar a obrigatoriedade, atendendo a pressões dos sindicatos de metalúrgicos do ABC Paulista.

Para isso, cogitou editar uma medida provisória, desprezando os requisitos de urgência e relevância necessários ao uso desse expediente.

O deputado Eduardo Azeredo conversou com membros do PT e do Governo Federal, com o objetivo de evitar a edição da MP e o consequente adiamento na implantação da lei. “Prevaleceu o bom senso e o Governo voltou atrás nessa tentativa absurda”, disse.

Conhecida como Lei do Air Bag, a norma foi aprovada pelos senadores, pela Câmara dos Deputados e sancionada pelo presidente da República. Foi ainda regulamentada pelo CONTRAN, que deu às montadoras quatro anos para um período de adaptação. “Esse argumento de que alguns modelos de carro sairão de linha e que as montadoras terão de demitir já foi utilizado no início da tramitação do projeto. E foi superado”, explicou Azeredo.

“Também não se justifica o argumento de que haverá inflação porque o preço dos carros vai subir. Se é assim, por que o Governo não deixa de aumentar o IPI dos veículos? Porque haverá queda na arrecadação. Então, o Governo pretendia arrecadar mais em detrimento da segurança de motoristas e passageiros”, completou o deputado.

Azeredo acrescentou que a efetiva aplicação da Lei do Air Bag irá reduzir o número de mortes em acidentes de transito – que chegou a 43 mil em 2012. Também irá reduzir os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com o tratamento das vítimas graves. Este gasto, só no estado de São Paulo, ultrapassa os R$ 58 milhões por ano. Em Minas Gerais, foram R$ 31,5 milhões em 2012.

“Temos de analisar ainda outro dado econômico: a falta de segurança dificulta a exportação dos veículos produzidos no Brasil”, completa.

Ainda de acordo com o parlamentar, os consumidores mais beneficiados com a lei serão, justamente, os da classe média emergente, que opta pelos chamados “modelos populares”, que agora também passarão a sair de fábrica com air bags dianteiros como item de série.

Saiba mais


A Lei do Air Bag (nº 11.910/2009) é originária de projeto apresentado pelo então senador Eduardo Azeredo, em 2004 (PLS 115/2004). Aprovado pelos senadores em 2007, foi encaminhado à Câmara (PL 1.825/2007) e aprovado pelos deputados em fevereiro de 2009. A Lei foi sancionada pelo presidente da República em março de 2009 e regulamentada pela resolução 311/2009 do CONTRAN.

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