terça-feira, 4 de novembro de 2014

PROJETO BASE CAMPEÃ LEVA INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO ESPORTE PARA A COMUNIDADE DO BAIRRO SANTA ROSA...


Desenvolver o cidadão através de práticas esportivas é um método que vem dando certo em todo o país. Afinal, não é de hoje que se escuta falar em crianças e adolescentes que mudam suas vidas após participar de projetos sociais. Um exemplo disso foi visto na manhã do último sábado (1), quando dezenas de famílias compareceram ao Campo do Santa Rosa para a Inauguração do Projeto Base Campeã, uma ação realizada entre a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, Instituto Trilhar e Brennand Cimentos.

A solenidade contou com a presença do secretário de Esportes e Lazer Jaime Tolentino, do presidente da Câmara Municipal Marcio Paulino, do diretor do grupo Brennand Cimentos João Cipriano, da diretora do Instituto Trilhar e coordenadora do projeto Base Campeã Érica Moraes e do assessor de gabinete Nivaldo Aparecido dos Santos, representando o vice-prefeito Dr. Ronaldo João, além de profissionais do ramo esportivo e familiares dos jovens atendidos pelo trabalho.



O projeto, que visa oferecer gratuitamente a 60 adolescentes uma formação semiprofissional no futebol, além de todos os recursos para o desenvolvimento da atividade, surgiu a partir de uma iniciativa do Mestre Palhinha, ex-profissional do Cruzeiro Esporte Clube que já realizava trabalhos de incentivo ao esporte para crianças e adolescentes de comunidades carentes, a exemplo do bairro Santa Rosa. Após um contato do treinador com a Câmara Municipal e a Brennand Cimentos, a ideia foi amadurecendo e contando também com a participação do Instituto Trilhar, mais um parceiro comprometido em fazer com que o “Base Campeã” se tornasse uma realidade.

Subsidiado pela Lei Nacional de Incentivo ao Esporte, o projeto conta com toda a infraestrutura necessária para os jovens atletas, além dos materiais esportivos e do acompanhamento pedagógico. A iniciativa conta ainda com o apadrinhamento de profissionais consagrados no ramo, a exemplo dos ex-jogadores do Cruzeiro Esporte Clube João Carlos e Robert Mancuzo e do lateral direito do Clube Atlético Mineiro Marcos Rocha – que também abraçaram a causa e prestigiaram a inauguração do programa. Além da cerimônia, a ocasião contou com uma manhã recreativa repleta de brinquedos, atividades pedagógicas regidas por profissionais da Secretaria de Esportes e Lazer e um lanche oferecido gratuitamente para a garotada.

O “Base Campeã” é um projeto social que mostra o quanto a prática esportiva vai além das disputas dentro dos estádios e ginásios. Ao aliar esporte na rotina é possível permitir, que crianças e jovens se sintam participantes da sociedade, além de possibilitar que eles desenvolvam habilidades fundamentais para o desenvolvimento físico, psicológico e para o processo educacional, como ressalta do secretário de Esportes e Lazer Jaime Tolentino: “Tirar os meninos das ruas é o principal objetivo da escola. O futebol é uma excelente ferramenta para evitar que esses meninos se envolvam com alguma coisa errada, livrando-os das drogas e marginalidade e tornando-os cidadãos de corpo, mente e alma saudáveis”, afirma.

O Presidente da Câmara Municipal Marcio Paulino, reforçou as palavras do colega, afirmando o quão esperançosa é sua perspectiva sobre a efetivação do projeto: “Hoje vemos a concretização de uma parceria que transformou o sonho desta comunidade em uma realidade. Estamos falando de jovens que vão além do futebol, poder sair de âmbitos piores e adentrar numa sociedade nova, trazendo exemplos para aqueles outros que com certeza farão parte deste mesmo projeto no futuro”, ressalta o vereador.

Comunicação/Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Nenhum comentário: