quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

ESTRUTURAÇÃO DE POLO TECNOLÓGICO É TEMA DE ENCONTRO ENTRE REPRESENTANTES DE SETE LAGOAS E FAPEMIG...

Na manhã da última quarta-feira (03), o prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira participou de um encontro em Belo Horizonte no propósito de debater a estruturação de um polo de tecnologia e conhecimento em Sete Lagoas.

A reunião contou com a participação do Prof. Dr. Evaldo Vilela, diretor científico da Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), de representantes estratégicos do Poder Público Municipal, do setor empresarial e instituições de ensino superior.


Durante a reunião, foi apresentada a intenção do Município de Sete Lagoas em consolidar um polo de conhecimento, inovação e tecnologia uma vez que, por natureza, a cidade já se caracterizou polo tecnológico desde o início da pesquisa agropecuária na cidade, em 1907, por iniciativa do Governo de Minas Gerais. Essa tradição foi fortalecida por meio da instalação do Centro de Pesquisa da Embrapa em Sete Lagoas, logo após a criação da instituição em 1972. Mais recentemente, instalou-se na cidade a Universidade Monsenhor Messias, a Universidade Federal São João Del Rey, bem como a aprovação de um Curso de Medicina e o conjunto de outras inúmeras instituições de ensino técnico e superior em atividade na região, o que também vem para consolidar a vocação tecnológica da cidade.

O professor Evaldo destacou que não existe um modelo pré-estabelecido para que um município se transforme num polo de referência em conhecimento e tecnologia, afirmando que a economia do conhecimento não acontece de uma única vez: “É preciso criar oportunidades para que jovens possam desenvolver seu potencial, fora das Universidades”, ressalta. Para estruturação do polo que se planeja para Sete lagoas, o professor destacou como prioridade a necessidade de que sejam definidas as potencialidades locais a fim de se obter resultados efetivos, de amplitude global.

A Prefeitura de Sete Lagoas segue com o propósito de fazer de Sete Lagoas referência em Inovação e Conhecimento e para isto tem contado com importantes parceiros como a ACI – Associação Comercial e Industrial, EMBRAPA, Universidades e Faculdades. Cogita-se para breve a instalação de um ambiente de negócios com incentivo a boas ideias e fomento ao empreendedorismo dos nossos jovens.

Comunicação/Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Nenhum comentário: