O Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) foi criado
em 2012, tendo como principal desafio, garantir que todas as crianças
brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. Para isso, ele
contempla a participação da União, Estados, Municípios e instituições de todo o
país. Nesse sentido, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de
Educação, realizou nesta quarta-feira (10), às 18 horas, no auditório da Casa
da Cultura, o seminário sobre o Pnaic, que encerra as atividades do Programa em
2014.
Compuseram a mesa principal: a secretária municipal de Educação, Mércia
Lúcia Diniz Souza; a secretária adjunta de Educação, Lucy Helena Pinto; a
gerente educacional, Vânia Lúcia de Freitas Tavares; a superintendente regional
de Ensino, Adriana Márcia Ribeiro Ferrari; o diretor educacional, Dênis Dutra;
e a orientadora do Pnaic, professora Elisiane Álvares Batista. O seminário foi
dirigido pela coordenadora geral do Pnaic no município, Maria Gorete Santana, que
no final apresentou o vídeo da realização do Programa em Sete Lagoas.
Vale ressaltar que os professores das Escolas Municipais do 1°, 2° e 3°
ano, e classes multisseriadas referentes à zona rural, participam do Pnaic
desde 2013. Durante o seminário foi realizada a palestra “Eu Mereço ter
Dinheiro”, ministrada por Lusciméia Reis, formada em gestão empresarial pelo
“Programa 10.000 Womem da FDC (BH)” e pós graduada em negócios pelo IBMEC. E
houve exposição na Casa da Cultura de trabalhos feitos pelas alunas do Pnaic.
Também aconteceram as seguintes apresentações: “Hino Nacional” pela
ex-aluna da Escola Municipal Professor Edson Abreu, Samanta Pereira dos Santos,
através do instrumento Lira; musical dos alunos da E.M. Dalva Ferreira Diniz,
tendo como instrutor o professor Daniel; relato de experiência das alunas do 2°
ano da E.M. Prof. Edson Abreu, Raissa Daniele Marques dos Santos e Raquel
Santos da Silva, e da mãe da aluna Raquel, Maria Ilza Silva Santos; Turma do 1°
ano da orientadora Elisiane Álvares; relato da turma de 3° ano da orientadora
Gisélia, com a apresentação das professoras Vanilce Pio (Instituto Alice
Maciel) e Marilena Ribeiro (E.M. Hilário Pereira da Fonseca); Turma da
orientadora Maria das Graças, com a “contação de história” da Turma do 2° ano;
apresentação da Turma da orientadora Denise, com o relato de experiência “Quem
vai ficar com o pêssego” das professoras Isaura Aparecida de Carvalho e
Jaqueline Avelino; e Turma da orientadora Luciana Campolina, com o relato de
experiência “Apresentação Bingo” e “Família Gorgonzola” da aluna Solange Márcia
Martins.
De acordo com o MEC, o objetivo do Pnaic é formar educadores críticos
que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças
em processo de alfabetização. Além disso, espera-se que as escolas dialoguem
com a comunidade em que se encontram inseridas, aprofundando a relação entre
ambas e criando um espaço colaborativo, no intuito de alfabetizar todas as
crianças até o final do 3° ano do ciclo de alfabetização.
A secretária municipal de Educação Mércia Souza ressaltou que o Pnaic é
a “menina dos olhos” do Governo Federal e da Secretaria Municipal de Educação.
“Não somos nós da mesa os protagonistas do evento, mas são vocês professoras
que são a alma do Programa e que fazem toda a diferença. Pelos trabalhos
realizados, temos a ideia de como se comprometeram, sobretudo ao ver as
crianças até o 3° ano, lendo e escrevendo. Hoje tenho o prazer de dizer que a
Escola Pública é um lugar especial, uma vez que busca o ensino de qualidade.
Hoje temos a alegria de contar com um aluno da E.M. Professor Galvão que foi
medalhista de ouro na Olimpíada de Matemática. Outra aluna da E.M. Juca Dias
foi medalhista de bronze. Também outros alunos de Escolas Estaduais foram
medalhistas. Nesse sentido, são vocês professores que proporcionam a estes
alunos o patamar de alçar vôos nos estudos. Terminamos o ano sabendo que o
trabalho melhorou. Portanto, que 2015 possa nos encher de orgulho com uma
Educação Pública cada vez melhor!”, incentivou.
A ESTRUTURA DO PNAIC
O Pacto tem quatro eixos de atuação:
1° - Formação continuada de professores alfabetizadores: curso
presencial com duração de dois anos para os professores, ministrados pelos
orientadores de estudos, educadores que fazem um curso específico, com duração
total de 200 horas por ano, realizados pelas universidades públicas nacionais.
O material para a capacitação foi desenvolvido pela Universidade de Pernambuco
(UFPE) com a colaboração de 11 instituições de ensino superior. Conheça os
Cadernos de Formação.
2° - Materiais didáticos e pedagógicos: livros, obras complementares,
dicionários, jogos de apoio à alfabetização, entre outros materiais que são
disponibilizados para os professores e alunos.
3° - Avaliações: processo pelo qual o poder público e os professores
acompanham a eficácia e os resultados do Pacto nas escolas participantes. Por
meio dessa avaliação, poderão ser implementadas soluções corretivas para as
deficiências didáticas de cada localidade. Acesse a publicação Avaliação no
ciclo de alfabetização: reflexões e sugestões públicas nacionais.
4° - Gestão, controle social e mobilização: sistema de gestão e de
monitoramento, com o intuito de assegurar a implementação das etapas do Pacto.
O sistema de monitoramento (SisPacto), disponibilizado no Sistema Integrado de
Monitoramento Execução e Controle (Simec), possibilita esse acompanhamento
constante pelos atores envolvidos no Pacto.
Comunicação / Prefeitura Municipal de Sete Lagoas
Site: www.setelagoas.mg.gov.br
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