quinta-feira, 18 de junho de 2015

CREAS E CEREST NA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL...


O trabalho infantil é um problema grave, complexo e transversal, que demanda a participação integrada e efetiva de diversos órgãos e setores. Além de causar prejuízo ao desenvolvimento físico, cognitivo e psíquico da criança e adolescentes, o trabalho em situação ilegal os expõe a diversos riscos de danos e agravos à saúde. Neste sentido, a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas realiza, através da secretaria de Assistência Social, uma série de ações em virtude do Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado no último dia 12 de junho.

O Trabalho infantil pode ser conceituado como aquele realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima para a entrada no mercado de trabalho, de acordo com a legislação do país. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho é proibido até que o individuo complete 16 anos de idade, com exceção entre a faixa etária de 14 a 16 anos, na qual é permitido o trabalho como aprendiz. É importante ressaltar que toda criança e adolescente deve e pode colaborar com os serviços diários de casa, lavar a louça, arrumar a cama, organizar seus brinquedos e que o adolescente a partir dos 14 anos poderá trabalhar na condição de Aprendiz.  

Durante todo o mês de junho o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) realizarão um trabalho direcionado ao tema em parceria com o MEXA-SE Sete Lagoas e o Programa Saúde na Escola (PSE). Nesta quarta-feira (17), será realizado o dia D para divulgar o Combate ao Trabalho Infantil, onde os profissionais de todos os polos do Mexa-se de todos os turnos abordarão o tema durante as aulas, orientando quantos os riscos do trabalho infantil. Os profissionais do CEREST E CREAS também estarão presentes no turno da noite para sensibilização da comunidade a respeito do importante assunto.

Para maiores informações, basta entrar em contato com o CREAS através do número (31)3774-7585 ou com o CEREST pelo (31) 3774-9923.

Comunicação/Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Nenhum comentário: