segunda-feira, 15 de junho de 2015

INCRA REALIZA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM SETE LAGOAS PARA UTILIZAÇÃO DO NOVO SISTEMA NACIONAL DE CADASTRO RURAL...


A 6ª Superintendência Regional do INCRA/BH realizou em Sete Lagoas, nos dias 1º, 2 e 3 de junho, o Curso de Capacitação para Declaração Eletrônica de Cadastro no novo Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). Realizado no Campus I Faculdade Promove, o treinamento contou com a presença de representantes de 07 municípios e 13 sindicatos rurais, uma vez que Sete Lagoas fora selecionada como cidade polo para treinamento dos municípios vizinhos que firmaram Termo de Cooperação Técnica com o INCRA.


O curso destina-se ao treinamento de funcionários públicos municipais e representantes de Sindicatos Rurais para o uso do Novo SNCR e apresentação da eDP (Declaração Eletrônica de Cadastro), que possibilitará o recadastramento anual obrigatório de todos os imóveis rurais, bem como a emissão dos respectivos Certificados de Cadastro Rural pelo próprio proprietário. O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) é um documento emitido pelo INCRA que constitui prova do cadastro do imóvel rural e é indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para homologação de partilha amigável ou judicial.


Para utilização do Novo SNCR o INCRA, é necessário a participação e aprovação do representante em treinamento com carga horária de 40 horas. Segundo o gestor Estadual do SNCR Márcio Ferreira da Costa, devido à dificuldade de deslocamento do produtor rural até Belo Horizonte, o INCRA tem firmado Termos de Cooperação Técnica com as Prefeituras para que os serviços de cadastro rural possam ser prestados diretamente no município. Atualmente, o tempo de espera para cadastro e emissão do CCIR chega a 60 dias e com a descentralização do processamento de declaração esse tempo é reduzido para menos de 5 dias. Vale ressaltar que através da atual gestão, a Unidade Municipal de Cadastramento de Sete Lagoas começou a funcionar em julho do ano passado e, desde então, diversos proprietários e produtores rurais foram atendidos e beneficiados pela iniciativa.

Comunicação/Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Nenhum comentário: