sexta-feira, 17 de julho de 2015

ASSINATURA DO “TERMO DE COMPROMISSO” PARA NOVA CHAMADA DO LEITE DO PEQUENO PRODUTOR É REALIZADA NA COOPERSETE...


Ainda em 2013, no dia 25 de setembro, o Município de Sete Lagoas celebrou Contrato Administrativo com a Associação Sete-lagoana de Agricultores Familiares (ASEFA) para a aquisição de leite pasteurizado tipo C, a ser destinado às Escolas Municipais.

Na oportunidade, o prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira assinou o Contrato, visando o incentivo ao desenvolvimento regional, o que para ele é muito importante para o município e para a valorização do pequeno produtor.

Através da parceria entre a Prefeitura Municipal, a ASEFA, a Cooperativa Regional de Produtores Rurais de Sete Lagoas (Coopersete), os pequenos produtores e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), a iniciativa tem sido um sucesso, considerando o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o qual prevê que 30% da merenda seja proveniente do pequeno produtor.

De acordo com a extensionista da EMATER, Alcione Mirian de Carvalho Teixeira, considerando a chamada pública 2014/2015, cada produtor obteve um ganho médio de R$ 4.408,00/ano, o que representa 34% acima do preço médio pago ao agricultor familiar. Ela citou o que disse o produtor Raul Diniz Neto (“Dudu”): “Eu comprei mais cinco vacas e um tanque de resfriamento. Com o dinheiro, pago a prestação e ainda sobra um ‘cadinho’.”

Nesse sentido, nesta quarta-feira (15), às 14 horas, no auditório da Coopersete, foi realizada reunião com a presença de produtores rurais que fornecem o leite para as Escolas Municipais, onde foi assinado o “Termo de Compromisso” para nova chamada do leite.


Compuseram a mesa principal: o prefeito municipal Marcio Reinaldo; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Saulo Queiroz; o presidente da Coopersete, Marcelo Candiotto; a presidente da ASEFA, Ilarina Maria dos Santos; o extensionista da EMATER, Frank Martins; e o assessor para a área de agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Kelsen de Andrade Nether.

Segundo Marcelo Candiotto, o importante é que trata-se de um leite de qualidade que é destinado às Escolas Municipais. Ele agradeceu o empenho do prefeito Marcio Reinaldo pela parceria que tem dado certo. “Sete Lagoas talvez seja a única cidade a ter essa iniciativa dentro do estado. E esse é de fato um projeto muito importante que é preciso ser mostrado para Minas e o Brasil!”, exclamou.


Da mesma forma, a extensionista da EMATER, Alcione Carvalho, enfatizou que o programa só está funcionando devido o propósito do prefeito Marcio Reinado. “E queremos que ele cresça!”, desejou. Também para o secretário Saulo Queiroz é relevante essa parceria com as entidades e a vontade de fazê-lo acontecer e desenvolver nessa questão.

O prefeito Marcio Reinaldo manifestou a alegria em participar da reunião com os produtores e a honra pela realização desse projeto do leite destinado às Escolas Municipais, que proporciona satisfação. Segundo ele, a consciência do papel do produtor com o seu trabalho e empreendedorismo, contando com a parceria da Prefeitura, Cooperativa e EMATER, tem proporcionado a consolidação deste importante programa. “O Brasil tem passado por uma séria crise e o setor que tem mostrado mais presença é a agricultura. Temos que torcer para que ações como essa, possam crescer contando com a participação de todos. Tenho a certeza de que o aluno está melhor servido com o leite do pequeno produtor do que o leite em pó. No mais, deixo meu abraço e vamos caminhar para melhor!”, conclamou.

Comunicação / Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Nenhum comentário: