quinta-feira, 16 de julho de 2015

PREFEITO ACERTA ÚLTIMOS DETALHES COM BNDES PARA FINALIZAÇÃO DAS OBRAS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DO RIO DAS VELHAS...

Menos de dois meses após se reunir com técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para cobrar a elaboração de novo cronograma de trabalho para finalização das obras de captação de água do Rio das Velhas, o prefeito Marcio Reinaldo esteve novamente na instituição, nesta terça-feira (14/07), no Rio de Janeiro (RJ). Agora, para acertar os últimos detalhes que vão permitir a elaboração de novo cronograma físico e prorrogação do contrato.


Acompanharam o gestor municipal o presidente do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Marcos Joaquim Matoso e os vereadores Marcio Lulu e Alcides. “Esta obra é o anseio de toda a cidade”, destacou Marcio Lulu. “Além disso, é a sobrevivência de Sete Lagoas”, completou Alcides em falas direcionadas aos técnicos do BNDES Arian Bechara, Nathalia Saad, Sava Saboia e Daniela Griza, que receberam a comitiva. Os vereadores ficaram por dentro dos entraves burocráticos enfrentados pelo SAAE.

No novo cronograma, produzido pelo SAAE e pela Collet & Sons LTDA, construtora responsável, as obras estarão finalizadas até dezembro deste ano. O contrato com o BNDES deverá ser prorrogado até fevereiro de 2016 para que, nos dois primeiros meses do próximo ano, a captação do Rio das Velhas e a Estação de Tratamento de Água (ETA) entrem em fase de Operação Assistida com o objetivo de resolver qualquer problema que possa surgir.

“Já cobrei do SAAE que dê prioridade ao envio dos documentos que faltam para a prorrogação do contrato. Na primeira semana de janeiro, os técnicos do BNDES estarão em Sete Lagoas para fiscalizar o andamento das obras. Estas são obras fundamentais para a população de Sete Lagoas e para o desenvolvimento econômico do município. Nosso objetivo é que o novo cronograma seja cumprido à risca e que, no final do ano, possamos inaugurar as obras”, afirmou o prefeito Marcio Reinaldo.

De acordo com o presidente do SAAE, uma medição de R$ 3,791 milhões que estava em aberto foi quitada pelo município após a visita realizada em maio pelo Banco. “Essa era uma das exigências do BNDES”, ressaltou Matoso. Agora, apenas alguns documentos serão encaminhados pelo SAAE para que o contrato seja prorrogado e as obras sigam definitivamente para sua finalização.

A OBRA

Em 22 de janeiro de 2013, logo que assumiu, o prefeito Marcio Reinaldo assinou a ordem de serviço para que a empresa Collet & Sons LTDA, vencedora da licitação, continuasse a segunda etapa da obra. São 14 km de adutoras, além da construção da Estação de Tratamento de Água (ETA). A obra total consiste na captação de água superficial do Rio das Velhas, que será tratada e transportada por 26 km de adutoras até Sete Lagoas, distribuída em 12 reservatórios interligados, permitindo maior controle e menor perda de recursos hídricos. A capacidade de fornecimento de água pelo SAAE será ampliada em 60%. O sistema terá capacidade para tratar 500 litros de água por segundo.

Comunicação / Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Nenhum comentário: