segunda-feira, 19 de outubro de 2015

3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO “PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO DE SETE LAGOAS” É REALIZADA NA CASA DA CULTURA...


A Prefeitura Municipal e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realizaram nesta quinta-feira (15), às 19h30min, no auditório da Casa da Cultura, a 3ª Conferência Municipal do “Plano de Saneamento Básico de Sete Lagoas”.

O evento contou com a presença do prefeito Marcio Reinaldo e do presidente do SAAE, Marcos Joaquim Matoso. Durante a 3ª Conferência, o gestor de projetos da DRZ Geotecnologia e Consultoria, Agenor Martins Júnior, fez a apresentação do “Produto 4 – Programas, Projetos e Ações”. Cabe lembrar que a DRZ é a empresa vencedora da licitação para a elaboração do Plano, tendo Agenor Martins como coordenador.


O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é um documento que, basicamente, traz quais são os problemas no abastecimento de água, tratamento de esgoto, coleta de lixo e drenagem das águas da chuva. E o mais importante: quais são as ações para resolver esses problemas. E quem melhor do que a população para dizer o que precisa mudar? O PMSB é uma obrigação de todos os municípios, no cumprimento das Leis 11.445/2007 e 12.305/2010, para que, em 20 anos, todos os cidadãos tenham 100% dos serviços de saneamento.

A proliferação de doenças, como diarreias, dengue, hepatite, entre outras, está ligada à falta de saneamento básico. Se quisermos garantir saúde pública e ambiental é preciso ter serviços eficientes de abastecimento de água, coleta de lixo, tratamento de esgoto e drenagem das águas da chuva. Isso exige ações interligadas, que são fundamentais para o desenvolvimento humano e a preservação do meio ambiente onde vivemos.

De acordo com o presidente do SAAE, Matoso, o “Produto 4 – Programas, Projetos e Ações” compila os produtos anteriores e que foram elaborados com a participação dos membros dos dois “comitês de acompanhamento” e também com sugestões e adequações solicitadas por cidadãos sete-lagoanos.  “Estão contempladas no 'Plano de Saneamento Básico de Sete Lagoas', todas as demandas que a sociedade sete-lagoana tem, levando em conta os quatro eixos: água, esgoto, lixo e drenagem.”, reforça. Já a engenheira do SAAE, Maria Fátima L'Abbate agradeceu a presença do prefeito Marcio Reinaldo, do presidente Matoso, enfim de todos e lembrou que fazem dois anos que o “Plano” vem sendo trabalhado.


O prefeito Marcio Reinaldo falou da alegria pela realização da  3ª Conferência Municipal do PMSB que trata de uma meta muito esperada. E acrescentou: “De fato temos tido uma certa angústia em relação aos prazos que o Município tem, ao mesmo tempo que requer muita responsabilidade. Estamos preocupados com a água, sendo que a obra de Captação do Rio das Velhas e da Estação de Tratamento de Água (ETA) está chegando ao fim, cujo sistema terá capacidade para transportar 500 litros de água por segundo. Temos o desafio de trazer a água de superfície, já que a água de subsolo já mostrou problemas anteriores de vazão. Assim sendo, aqui em Sete Lagoas podemos sonhar em estarmos bem dotados de água para as famílias e abertos ao progresso industrial, uma vez que todas as indústrias que procuram a cidade, colocam a questão da água como uma das principais exigências. Sobre o lixo contamos com um bom aterro sanitário, lembrando que apareceu o interesse de uma empresa de tratamento de lixo que pensa em implantar no Brasil, unidade de reciclagem com tecnologia da Alemanha. Estamos enfrentando como nunca o desafio de drenagem pluvial que é uma questão de muitos anos. Portanto, é muito importante que esse 'Plano Municipal' represente um avanço na direção dos trabalhos. Vejo que é um dado significativo, sendo fundamental sua aprovação, a fim de que no final da gestão tenhamos metas altamente cumpridas. Portanto, desejo sucesso à  DRZ Geotecnologia e Consultoria que desenvolveu com tanto afinco esse projeto. No mais, muito obrigado!”, manifestou.

Comunicação / Prefeitura Municipal de Sete Lagoas
Site: www.setelagoas.mg.gov.br

Nenhum comentário: