A Escola Municipal Dr. Juvenal Machado de Barros, localizada no bairro Santa Rosa, está sendo reformada. A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento de Obras Públicas da Câmara Municipal esteve no local na segunda-feira (28) - representada pelos vereadores Joaquim Gonzaga (presidente) e João Evangelista (membro). O investimento de cerca de R$ 865 mil para a reforma da unidade de ensino assustou os parlamentares, que por sua vez não visualizaram o conjunto da obra e avaliaram de forma precipitada o trabalho que ainda está sendo executado.
A Secretaria Municipal de Educação, através do seu Departamento de Engenharia, informa que a reforma foi licitada baseada em valores de referência do SINAPI/SETOP - sistema de pesquisa que informa os custos de projetos e índices da construção civil. A empresa vencedora do certame pelo menor preço foi a PORTAL DA SERRA CONSTRUTORA E URBANIZADORA LTDA, que concedeu ainda 30% de desconto sobre os valores de referência. As obras foram iniciadas em janeiro deste ano e o prazo de conclusão é de até oito meses. Mas a previsão do engenheiro Caio Eduardo Pelles – da empresa Portal da Serra – é de que a reforma seja concluída em junho. “Estamos abertos para agendamento prévio de nova visita para detalhar todo o projeto”, completou Caio Pelles.
Durante a visita os vereadores avaliaram apenas a primeira etapa das obras, do prédio que recebe os estudantes do 1º e 2º períodos. A segunda e terceira etapas sequer foram iniciadas e contemplam toda a parte estrutural do prédio que é destinado para a creche – crianças de 4 meses a 3 anos de idade; e toda a parte externa da instituição. No total, são mais de R$ 1.600m² de obras, inclusa toda a área destinada à recreação dos alunos.
A reforma de modo geral contempla, nos dois prédios e área externa: reestruturação da rede de esgoto; novo layout de banheiros e cozinha; substituição de todo piso da escola conforme normas de segurança; substituição de todo telhado; novas redes elétricas, hidráulicas, esquadrias metálicas e portas; garantia de acessibilidade adequada para portadores de necessidades especiais; revisão de toda parte estrutural; e pintura. As obras do primeiro prédio estão praticamente concluídas.
A Escola Municipal Dr. Juvenal Machado de Barros conta com 103 alunos no regime integral no Berçário e Maternal, além de outros 185 estudantes do 1º e 2º períodos em tempo parcial; estes últimos, durante a reforma, assistem atualmente aulas na E. M. Dr. Marcio Paulino, instalada na mesma região e contam ainda com transporte oferecido pela Prefeitura de Sete Lagoas. A Secretaria Municipal de Educação, Mércia Lucia Diniz Souza, informa que está à disposição para prestar todas as informações necessárias à Comissão de Fiscalização de Obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário