sábado, 12 de janeiro de 2013

ABAIXO-ASSINADO PARA COIBIR O ABUSO DOS CARROS DE SOM...........



ABAIXO-ASSINADO PARA COIBIR O ABUSO DOS CARROS DE SOM

PARA: CÂMARA MUNICIPAL DE SETE LAGOAS

"Em geral, até por um instinto de sobrevivência, nos sentimos obrigados a fazer um esforço para entender os novos tempos e buscar uma adaptação a eles. É natural que determinado comportamento proibido ou desaconselhável hoje seja permitido e aceito amanhã. Assim deve ser até um limite que considere regras básicas de uma convivência civilizada, parte das sociedades em qualquer que seja o seu tempo.

A música diz muito de como as mudanças se processam no comportamento das pessoas e da própria coletividade. Se é que a gente pode denominar música o barulho que saia de uma super-aparelhagem de som, destas que ocupam todo o bagageiro dos carros atualmente, numa tarde da semana passada, em dia útil, na Avenida Dom Manoel. O que saia dali era um desfile de palavrões, um após o outro, os mais absurdos e inacreditáveis quando lançados ao público daquela maneira. Embalados sob o ritmo, até agradável, de um funk.

Mais do que sinal dos tempos, ali se explicitava o momento de degradação social que experimentamos. O outro lado da falta de liberdades individuais não é, ao contrário do que alguns pensam, o direito de fazer o que quiser, sem qualquer respeito ao alheio. O olhar assustado e passivo das pessoas nas calçadas, mesmo que algumas até demonstrassem se divertir com aquele espetáculo grotesco, era o maior sinal de que o semblante de naturalidade do rapaz que seguia na direção do veículo não encontrava respaldo no mundo à volta dele. Respeite-se o seu direito ao mau gosto, desde que nos seja assegurado não compartilhar da mesma extravagância musical, artística ou o que seja.

Aliás, a discussão sequer deve ser levada ao âmbito cultural, inicialmente. É mais uma questão de entendermos a importância de regras de entendimento social que consolidem o limite dos nossos direitos vislumbrando o que é interessante do semelhante, de quem compartilha o espaço de uma cidade que pertence a todos."

Este artigo foi escrito pelo jornalista Gualter George e trata do abuso dos carros com suas aparelhagens de som absurdamente potentes e que incomodam toda a população de Fortaleza, tanto pelo mal gosto das "músicas", quanto pela altura com que elas são tocadas.

O texto descreve a situação de Fortaleza, mas serve para descrever o que acontece em nossa cidade, Sete Lagoas. É um desfile interminável de carros de som pela cidade, verdadeiros trios elétricos, especialmente na orla da Lagoa Paulino. Parece até uma competição: Quem toca mais alto e quem tem a "música" mais absurda.

Como cidadãos, temos obrigação de cobrar das autoridades, dos nossos vereadores, da Secretaria de Meio Ambiente, da Polícia, do Promotor, providências contra este abuso, este incômodo. Defender o meio ambiente é também proteger o lugar onde vivemos, nossos ouvidos, nosso sossego, nosso sono. Onde está a “ Lei do Sossego” que tramita na câmara municipal? Foi mais um joguete eleitoreiro e foi engavetada?

Este abaixo assinado destina-se a sensibilizar as autoridades para que elas tomem providências com a finalidade de coibir os abusos e fazer valer a Legislação.

Os signatários


Para assinar click [AQUI]

BASTA, CHEGA DE TIRAREM NOSSO SOSSEGO... VAMOS TODOS ASSINAR....!!!  

Nenhum comentário: