terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

INSTALAÇÃO DA 19ª RISP É DEFENDIDA NA ACI EM AMPLA REUNIÃO SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA....

O prefeito Marcio Reinaldo participou do evento e reafirmou a necessidade da 19ª RISP para Sete Lagoas.


A reunião realizada pela União Representativa das Entidades de Classe de Sete Lagoas e Região com apoio da Associação Comercial e Industrial (ACI) para discutir ações acerca da Segurança Pública de Sete Lagoas, que contou com a presença do prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira, vereadores, autoridades civis, militares e representantes de entidades do município, nesta segunda-feira (23), às 19h30min na ACI, reforçou o apelo pela Instalação da 19ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) em Sete Lagoas. Os secretários municipais coronel Sílvio Augusto (Segurança, Trânsito e Transporte) e Saulo Queiroz (Desenvolvimento Econômico e Turismo) estavam presentes.

O prefeito Marcio Reinaldo lembrou que em reunião solicitada por ele e realizada com o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos, dia 19 de janeiro último, preocupado com a informação de que outras regiões estavam reivindicando a RISP em detrimento de Sete Lagoas, o próprio secretário garantiu que lutará pela permanência da RISP em Sete Lagoas.

De acordo com o presidente da ACI, Flávio Fonseca, o objetivo da importante reunião visa à formação de um bloco unido que represente a sociedade, a fim de buscar ações que permitam a melhoria da Segurança Pública. “Com efeito nisso, também fazer com que Sete Lagoas seja mais segura e acolhedora. Esperamos que a cidade traga iniciativas práticas em relação a um problema que é de todos e possamos ver o que fazer para a comunidade.”, afirmou. Já o delegado regional de Polícia Civil, Dr. Juarez Ferreira da Luz, contou que Sete Lagoas possui competência administrativa circunscricional com população aproximada de 320 mil habitantes. Ele vê com bons olhos o empenho da sociedade organizada pela questão da Segurança. O apoio em prol da RISP também foi manifestado pelo presidente da Câmara Municipal, Pastor Fabrício.

Também o comandante do 25° Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente coronel Antônio Librelon de Oliveira, disse que a corporação está trabalhando muito, sendo que a PM tem feito 160 ocorrências por dia. Ele também informou que Sete Lagoas tem a capacidade carcerária de 290 presos e que atualmente encontra-se com uma lotação de 520, o que foi confirmado pelo diretor do presídio local Vagner Fernandes. O diretor ressaltou a árdua missão do “Presídio Promotor José Costa” de ressocializar o indivíduo e enfatizou o apoio da Prefeitura Municipal para a manutenção da estrutura física do prédio.


Para o presidente da OAB de Sete Lagoas, Dr. Benjamim Sebastião de Oliveira Júnior, os dados apresentados são fundamentais para o esclarecimento de todos, “mas o mais importante é a conscientização para a grave problemática da Segurança Pública, que é a questão de primeira ordem”. E completou: “A proposta da RISP é um ganho que não podemos abrir mão. Precisamos urgentemente da instalação da 19ª RISP. Sabemos que a PM precisa de efetivo e só esse esforço concentrado de todos e pela sociedade que clama, que vai mudar esse quadro. Temos que dar as mãos e lutar por dias melhores.”


Igualmente o prefeito Marcio Reinaldo disse que o quadro da Segurança é bastante complexo. “Faltam recursos e contingente humano. Se não houver integração entre União, Estados e Municípios, a coisa só vai agravando. Mais do que nunca foi falado da necessidade de uma estratégia política do município. Vejo a necessidade de que a RISP seja implantada aqui, uma vez que 70% das problemáticas estão em Sete Lagoas, enquanto que Curvelo tem uma demanda maior do ponto de vista rural. Temos uma problemática muito grande e a RISP é importante para termos uma patente de linguagem única em termos de representação. Então, eu vejo a oportunidade dessa reunião como altamente significativa para Sete Lagoas. Somos um dos municípios que mais contribuem para o fisco do Estado e da União. Agora é a voz da sociedade que tem que valer! E Sete Lagoas estabeleceu um exemplo de pioneirismo com a implantação dos Portais de Videomonitoramento de Segurança. A Prefeitura está tentando fazer a sua parte e contribuir com o que pode. Isso é o que penso! Esse trabalho junto ao secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana, é positivo, mas a nossa união é fundamental!”, concluiu.

Comunicação / Prefeitura Municipal de Sete Lagoas
Site: www.setelagoas.mg.gov.br

Nenhum comentário: