sexta-feira, 8 de maio de 2015

PREFEITURA INAUGURA ACADEMIA AO AR LIVRE E NOVO NÚCLEO DO PROGRAMA “MEXA-SE” NO BAIRRO JARDIM ARIZONA...


Para proporcionar saúde e bem estar aos moradores do Bairro Jardim Arizona, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, inaugurou nesta quinta-feira (7), às 18h30min, a Academia ao Ar Livre e novo núcleo do programa “Mexa-se – Hábitos de Vida Saudável”, na Praça Padre Domingos, localizada em frente à Igreja São Pedro, no Bairro Jardim Arizona.

Compuseram a frente de honra durante o evento: o prefeito municipal Marcio Reinaldo Dias Moreira; o vice Dr. Ronaldo João da Silva; o secretário municipal de Esporte e Lazer, Magela Martins; os vereadores Renato Gomes e Padre Décio; o diretor da Cnec Sete Lagoas, Pedro Ramos; a presidente da Associação Comunitária do Bairro Jardim Arizona, Maria das Graças Mendes de Almeida; e o pároco da Paróquia São Pedro, Monsenhor Carlos Roberto Moreira, o qual ministrou a bênção da nova Academia.


As Academias instaladas em bairros da cidade, disponibilizam dez equipamentos para a prática de exercícios físicos, para pessoas de todas as idades. Além dos aparelhos, cada academia disponibiliza também placa orientativa, com a descrição do nome de cada aparelho, suas funções e músculos exercitados: alongador, o qual, estimula o sistema nervoso central através do alongamento e fortalecimento dos grandes grupos musculares; rotação dupla diagonal, que possibilita o aumento da mobilidade das articulações dos ombros e dos cotovelos; rotação dupla vertical, que fortalece os membros superiores e melhora a flexibilidade das articulações dos ombros; surf, que visa a melhoria da flexibilidade e agilidade dos membros inferiores, quadris e região lombar; esqui, que possibilita o exercício cardiovascular com o objetivo de aumentar a flexibilidade dos membros inferiores, quadris, membros superiores e melhora a função cardiorrespiratória.



As academias também englobam os seguintes outros aparelhos: simulador de cavalgada, que fortalece a musculatura dos membros inferiores, superiores e aumenta a capacidade cardiorrespiratória; remada sentada, que visa fortalecer a musculatura das costas e ombros e ajuda a evitar a postura cifótica (curva); o simulador de caminhada, a fim de aumentar a mobilidade dos membros inferiores e desenvolver a coordenação motora, e também aquecer o corpo para os próximos exercícios; multi-exercitador, que fortalece, alonga e aumenta a flexibilidade dos membros superiores e inferiores (flexor e extensor de pernas, supino reto sentado, supino inclinado sentado, rotação vertical, twister sentado); e pressão de pernas, que tem como objetivo o fortalecimento da musculatura das coxas e quadris.

O prefeito Marcio Reinaldo ressaltou a importância do programa “Mexa-se” junto às “Academias ao Ar Livre” para as comunidades. De acordo com ele, não adiantaria implementar o programa sem o profissional adequado que é o educador físico. “É um programa que visa o bem da saúde de todos e queremos que o ‘Mexa-se’ e as ‘Academias’ cheguem a todos os bairros de Sete Lagoas”, deseja.


O prefeito lembrou que o Município recebeu pelo programa “Mexa-se”, nesta quarta-feira (6), no Expominas em Belo Horizonte, o “Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal” na categoria Gestão da Saúde. “E justamente pela sua representatividade no Estado. Fiquei muito emocionado com o ‘Prêmio’ porque é antes tudo, uma conquista de nosso povo, e que serve de exemplo para Minas e o Brasil. Há muita coisa que está acontecendo e vai acontecer. De fato, ficamos muito animados. Queremos fazer do programa ‘Mexa-se’ um cartão de visita de Sete Lagoas. No mais, muito obrigado a todos pela presença e vamos avante porque os desafios não faltam.”, concluiu.

Comunicação / Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Nenhum comentário: