quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O VEREADOR DALTON ANDRADE ESTÁ PROCURANDO PÊLO EM OVO....


Para abrir essa matéria gostaria de ressaltar o significado de uma palavra:

Antirrepublicano: É quem se opõe a republica.

Após este significado gostaria de ressaltar a disparidade ocorrida, durante um discurso do vereador Dalton Andrade, que posteriormente se transformou em uma matéria postada no site SeteLagoas.com.br, onde o vereador polemizou em discurso a Praça da Bíblia recentemente revitalizada e reinaugurada.

Em seu infeliz discurso o vereador Dalton Andrade disse que a praça era um local antirrepublicano conforme trecho a seguir:

“É um lugar só para evangélicos, não cumpre nenhuma expectativa de formar um lugar, não terá atrativos para nenhum outro público. Não terá capoeira, LGBT, Iemanjá, e nem católicos, é antirrepublicano ao máximo”

Vereador Dalton Andrade diz que Praça da Bíblia é antirrepublicana.
Caros leitores, eu gostaria de ressaltar alguns pontos para chamar atenção de vocês sobre essa matéria:

Primeiramente o vereador Dalton Andrade deve ser mal informado quanto às garantias fundamentais, asseguradas na Constituição Federal, onde o direito a crença, e de ir e vir são invioláveis, e caso este não saiba, segue abaixo alguns trechos da Constituição Federal de 1988

Art. 5° Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

Por ser tratar a praça de um local, inanimado o mesmo não pode ser antirrepublicano, portanto a praça não expressa sua opinião para ser antirrepublicana e sendo um local e inanimado não tem como impedir ninguém de transitar por ela.

Perante a afirmativa do vereador Dalton Andrade, fico imaginando os bancos da praça segurando cartazes com os seguintes dizeres:

“Somos Antirrepublicanos...!!!”

“Abaixo a Republica...!!!”

“Viva a Monarquia Parlamentarista...!!!”

Seria infeliz da parte do vereador se o mesmo tentou caracterizar a nominação da praça que é “Bíblia”, como Antirrepublicana, uma vez que República e uma forma de governo, uma concepção ideológica, uma caracterização da forma de governar, o que ainda não continuaria ferindo o direito de ir e vir das pessoas, uma vez que somos “A República Federativa do Brasil” e nessa republica esse direito estaria resguardado

Vereador Dalton Andrade; no seu discurso sobre a praça o termo correto seria que a nominação da praça estaria ferindo os princípios do Estado Democrático de Direito, mas ainda assim, você em seu discurso foi infeliz e mentiroso.

Vereador Dalton Andrade; não há violação do direito constitucional e fundamental de ir e vir, uma vez que nenhum cidadão está sendo impedido de usar o patrimônio público municipal, como você bem afirma em seu fanático e infeliz discurso.

Outro ponto a ressaltar que o vereador Dalton Andrade também poderia apelar em seu discurso que e o Principio Religioso Oficial adotado pelo Brasil que é um Estado Laico, estaria sendo ferido, mas o vereador ainda estaria errado, primeiro porque a palavra “Bíblia” vem do grego e significa LIVROS, ou seja, não a nominação da praça partindo desse pressuposto não tem nenhum cunho religioso, mas se caso nominar a praça com o nome de “Bíblia” tenha tido a intenção religiosa ainda não estaria sendo errado e muito menos preconceituoso, pois não há referencia, menção, arte plástica ou escultura a nenhuma religião especifica, como acredito que o vereador Dalton Andrade não tenha se quer observado.

Destaco ainda, que “Bíblia” e um termo aceito e que possui vários codinomes em varias religiões, então eu acho que o vereador Dalton Andrade não possui fundamentação, para dizer que esse nome tenha sido preconceituoso, e ainda digo que o Brasil e em sua maioria Cristã, mesmo o Estado sendo Laico, então eu digo que como diria o ditado ao vereador Dalton Andrade:

“O vereador Dalton Andrade está procurando pêlo em ovo. Como todas as demais cidades do Brasil, Sete Lagoas é uma cidade com problemas, assim sendo, o que não falta são assuntos de maiores importâncias e relevâncias a serem debatidos caso o vereador Dalton Andrade não tenha mais o que fazer.”

A própria inauguração da Praça da Bíblia, contradiz a infeliz fala do vereador Dalton Andrade, vez que dela participaram líderes de diversas religiões, inclusive espíritas e católicos.

Aproveito a oportunidade para parabenizar a atual administração do Prefeito Márcio Reinaldo e a Secretaria de Cultura e Comunicação pelos eventos que estão ocorrendo, pois tem trazido um novo fôlego cultural a cidade, além da organização e beleza destes, há muitos anos os cidadãos de Sete Lagoas precisavam dessa atenção.

Para concluir esse post, gostaria de dizer que o vereador Dalton Andrade foi deselegante e desnecessário em seu infundado comentário referente a Praça da Bíblia, e volto a afirmar: O que não falta na Câmara Municipal de Sete Lagoas são assuntos de maiores relevância para serem debatidos, portanto não justifica um vereador usar a tribuna da câmara para pura e simples picuinha. 

Gostaria de dizer ao Vereador Dalton Andrade e aos demais que compõe a Câmara Municipal de Sete Lagoas para que antes de fazerem discursos inflamados, verifiquem as leis, para não falarem “abobrinha”, e se caso não saibam interpretar as leis, os princípios do direito, da democracia entre outros que procure um curso de Direito, que por sinal e oferecido em duas faculdades na cidade, antes mesmo de se candidatarem a cargos eletivos.

Aos cidadãos Setelagoanos como eu, gostaria de trazer uma reflexão, como se senti sendo representado por:

- Por uma Câmara Municipal que vem sendo corroída por denuncias de esquemas corrupções, que expôs nossa cidade de forma vergonhosa perante todo o País...!!!

- Por uma Câmara Municipal de uma cidade do porte de nossa Sete Lagoas, que tem infinidades de coisas a se fazer, a se legislar, que por pura picuinha, debate sobre o nome de uma praça...!!!

- Por vereadores que desconhecem as leis...!!!

- Por vereadores que estão completamente inertes perante as investigações dos esquemas corrupções existentes naquela casa legislativa e para os verdadeiros e reais problemas da cidade...!!!

- Por um legislativo que tem por função fiscalizar as contas do executivo, mas não fiscaliza as suas próprias contas, uma vez que em quase sua totalidade é corrupta...!!!

- Por uma Câmara Municipal que não tem qualquer transparência com seus gastos e que a muito perdeu a ética e o decoro...!!!

Caros concidadãos; peço-lhes que comecem suas reivindicações, cobranças e protestos pelo legislativo da nossa cidade, pois ele em muito tem nos envergonhado perante o povo Brasileiro...!!!

Por: Carolina Rebeca Cabrera – Jornalista – Reg.: 15.511

Nenhum comentário: