quarta-feira, 16 de setembro de 2015

CHUVA: CUIDADOS COM A DENGUE DEVEM SER REDOBRADOS...


Após longo período de seca, desde a última terça-feira (08/09) Sete Lagoas está sendo agraciada com a chuva. Mas é importante os munícipes ficarem atentos! Por trás dela, as chances de aumentar os focos de Dengue são maiores, pois é maior o acúmulo de águas paradas e a consequente proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor dos vírus da doença. Por isso, cada um deve fazer seu dever de casa, fiscalizar sua casa e não deixar água parada. Conheça os sintomas e previna-se!

COMBINAÇÃO PERIGOSA

Água limpa e parada, chuvas frequentes e temperaturas elevadas são combinações perfeitas para os criadouros do mosquito da dengue, que é parecido com um pernilongo comum, com corpo escuro rajado de branco.
Para sua proliferação, basta haver locais de fácil concentração de água - de caixas d'água a pneus. Vale destacar que até um copo descartável, uma casca de ovo ou um pote de margarina destampado podem se tornar um risco. Mais do que nunca, a população precisa estar atenta à prevenção e ao combate ao mosquito.

OS VÍRUS E OS SINTOMAS

O que poucas pessoas sabem é que são 4 tipos de vírus que transmitem a doença: DENV-1, DENV-2, DENV-3, e DENV-4 – e que quando uma pessoa contrai a dengue, fica imune apenas ao vírus que a infectou, podendo ainda ter dengue causada pelos outros tipos de vírus. Todos os vírus causam os mesmos sintomas: forte dor de cabeça, febre, dor ocular severa (atrás dos olhos), dor nas articulações, dor muscular, erupção cutânea, leve manifestação de sangramento (nariz ou gengiva, hematomas, etc.) e febre. Os sintomas duram de 5 a 7 dias.


TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Ainda não há vacinas ou medicação específica para tratamento de uma infecção por dengue. Entre as recomendações para o paciente estão: descansar e beber bastante líquido para evitar a desidratação. O uso de analgésicos e antitérmicos específicos para tratar os sintomas deve ser recomendado por um médico, sendo fundamental frisar que medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, que possuem efeito anticoagulante, são desaconselhados.

A prevenção da dengue é feita através da eliminação do mosquito, que se reproduz apenas em água parada. Pontos que devemos observar são tonéis ou caixas de água sem tampa, vasos de planta e recipientes de bebida de animais – que devem ter a água trocada pelo menos uma vez por semana.

Nenhum comentário: