quinta-feira, 3 de setembro de 2015

CONCLUSÃO DE OBRAS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DO RIO DAS VELHAS E DA ETA ESTÁ GARANTIDA...


O prefeito Marcio Reinaldo assinou na tarde desta terça-feira (2/9) em seu gabinete documento que garante junto Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) último aditivo do contrato entre a Prefeitura e a instituição para finalização das obras de captação de água do Rio das Velhas e da Estação de Tratamento de Água. A agilidade para prorrogação do contrato se deu graças a reunião de trabalho entre o prefeito Marcio Reinaldo e o diretor do BNDES, José Henrique Paim, em Brasília, no dia 19 de agosto deste ano.

O impasse estava na aquisição de um Inversor de Frequência para viabilizar a ligação dos motores no ponto de captação, no município de Funilândia. Era uma exigência do BNDES a compra do equipamento e elaboração de novo plano de trabalho. “O inversor já foi adquirido e um novo cronograma para conclusão da obra foi pactuado. Essas medidas foram determinantes para a assinatura da prorrogação do contrato”, explicou Marcos Joaquim Matoso, presidente do SAAE.

Com a garantia do aditivo para a conclusão de uma das mais importantes obras da história de Sete Lagoas, o BNDES fará então o pagamento de 80% das medições, com o SAAE quitando 20% do empreendimento equivalente à contrapartida do município. “Essa é uma obra que não podemos brincar. Trata-se do futuro de Sete Lagoas”, afirmou o prefeito Marcio Reinaldo.

A OBRA

Em 22 de janeiro de 2013, logo que assumiu, o prefeito Marcio Reinaldo assinou a ordem de serviço para que a empresa Collet & Sons Ltda., vencedora da licitação, continuasse a segunda etapa da obra. São 14 km de adutoras, além da construção da Estação de Tratamento de Água (ETA). A obra total consiste na captação de água superficial do Rio das Velhas, que será tratada e transportada por 26 km de adutoras até Sete Lagoas, distribuída em 12 reservatórios interligados, permitindo maior controle e menor perda de recursos hídricos. A capacidade de fornecimento de água pelo SAAE será ampliada em 60%. O sistema terá capacidade para tratar 500 litros de água por segundo.

Nenhum comentário: