quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

EM SETE LAGOAS FIDELIDADE PARTIDÁRIA É IGUAL MANGA DE COLETE....!!

Deputados federais e estaduais e vereadores têm, a partir de agora, a possibilidade de mudar de partido sem perda de mandato no período de trinta dias que antecede o prazo de filiação, exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente.

A proposta foi feita pelo senador Roberto Rocha (PSB-MA) na reforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidente Dilma Roussef em 29 de setembro de 2015.

A Lei nº 13.165/2015 também altera o prazo mínimo de filiação dos candidatos para seis meses antes da eleição.

Na prática a nova regra já estará valendo no próximo ano para os candidatos a vereadores, que entre 2 de março e 2 de abril de 2016 poderão trocar de partido sem perder o mandato. Como a lei exige que a desfiliação ocorra no fim do mandato vigente, para os deputados federais e estaduais uma eventual mudança de partido só será possível em 2018.

Quanto a prefeitos, governadores, senadores e presidente da República, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a mudança pode ser feita a qualquer momento, já que o mandato majoritário não pertence ao partido.

Tenho a informação que em Sete Lagoas pelo menos 6 dos 17 vereadores já decidiram que vão mudar de partido, são eles:


- Márcio Lulu: Já decidiu, vai sair do PMN para se filiar ao PP.


- Pastor Alcides: Está de malas prontas para sair do PMDB e deve se filiar ao PR.


- Marli do Luquinha: Está leiloando a sua filiação com o PMDB, com o PP e com o PSL. A sua desfiliação do PMN já é certa.


- Padre Décio: Já decidiu, vai sair do PP e vai se filiar ao PR. Na última quinta-feira o vereador esteve em Brasília, onde ele se reuniu com deputado federal Lincoln Portela e acertou a sua filiação ao PR.


- Milton Martins: O vereador está receoso que o seu PSC não eleja ninguém no próximo pleito de 2016. Por isso quer mudar de partido. Ele já sondou alguns partidos, porém nenhum partido aceitou a filiação do vereador bravateiro. Pelo visto vai ter que continuar no PSC.


- Ismael Soares: É outro que está leiloando a sua nova filiação partidária. Ele está negociando com vários partidos, uma coisa é certa, ele não fica no PSOL, até porque, a estadual do partido já solicitou do mesmo que se retire do partido.


Nenhum comentário: