sábado, 18 de junho de 2016

AÇÕES SAMU DE SETE LAGOAS. FIQUE POR DENTRO....!!!


Além de salvar vidas diariamente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) trabalha também o social e o profissional. Por meio do Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa (NEPP), o SAMU capacita profissionais da cidade e de toda a região.


SAMU REALIZA ENCONTRO EM COMEMORAÇÃO À SEMANA DA ENFERMAGEM

Em maio foi realizado o evento em comemoração à semana da enfermagem na FACSETE com a participação de 29 colaboradores do SAMU de Sete Lagoas. A abertura foi realizada pela coordenadora geral Sandra Luzia Rocha Moss, posteriormente foi ministrada a mini-conferência: Humanização ao Parto no Atendimento Pré Hospitalar pela professora e enfermeira obstetra Solange Clescêncio Ferreira Diniz, moderado pela enfermeira Cintya Antunes Gonçalves. 

No segundo momento o Professor e Psicólogo Yuri Fortes de Paula Cunha realizou uma dinâmica em grupo discutindo o trabalho em equipe, moderado pela enfermeira Juliana Bastos da Piedade Redoan. Após o ciclo de palestras houve um momento de discussão e agradecimentos. Em homenagem a toda equipe de enfermagem do SAMU de Sete Lagoas foi realizado o sorteio de livros e brindes, além de ser oferecido um lanche da tarde a todos os participantes do evento.


NEPP DO SAMU REALIZA TREINAMENTO SOBRE ASSISTÊNCIA AO TRAUMA

Em maio também foi realizado um treinamento com 26 profissionais do município de Matozinhos sobre a assistência ao trauma.   O evento foi realizado no Palácio da Cultura, mediado pelo Tutor do NEPP: Enfermeiro Dr Júlio César Batista Santana e o Condutor Juliano Guimarães Costa.  No primeiro momento o tutor apresentou uma aula expositiva dialogada abordando a assistência ao trauma, sendo discutidos os seguintes tópicos: segurança da cena; aspectos epidemiológicos, cinemática do trauma, ABCDE no atendimento ao trauma,  o processo da assistência  multidisciplinar ao trauma e a integração do SAMU com os municípios.

No segundo momento, foi realizada uma oficina no formato de simulação realística apresentando os seguintes procedimentos: técnicas de imobilização  de fraturas fechada e exposta, uso do  KED,  retirada do capacete, imobilização da pelve, técnicas de rolamento e  pranchamento em posição ortostática, decúbito dorsal e ventral.

O evento otimizou uma integração no processo da assistência em  parceira com o SAMU e demais órgãos de classe, além de favorecer o processo da qualidade da assistência pela equipe multidisciplinar.

COORDENADORA GERAL SAMU/ Sete Lagoas: Dra. Sandra Luiza Rocha Moss
SUPERVISORA ADMINISTRATIVA: Gizela Mara Cristelli
COORDENADOR MÉDICO: Dr. Glauco Amorim Perdigão
COORDENADORA DE ENFERMAGEM: Mara Luiz da Costa
REPRESENTANTES DO NEPP:
Prof. Dr Júlio César Batista Santana (Enfermeiro)
Dr Danilo Ribeiro de Miranda (Médico)
SECRETÁRIA NEPP: Carolina Aparecida da Costa Miranda

Nenhum comentário: