segunda-feira, 27 de junho de 2016

PROGRAMA “PLANTÃO DA CIDADE” DA RÁDIO ITATIAIA TEM NOVA PARTICIPAÇÃO DO PREFEITO MARCIO REINALDO....


O prefeito Marcio Reinaldo foi entrevistado novamente no programa “Plantão da Cidade” da Rádio Itatiaia, apresentado pelo jornalista Carlos Viana.

A participação do prefeito ocorreu nesta terça-feira (21), às 16 horas. Durante o programa o apresentador comentou com o prefeito Marcio Reinaldo a questão do esgoto e também falou sobre a Estação de Tratamento de Água (ETA) inaugurada em Sete Lagoas na última sexta-feira (17).

Inicialmente, o apresentador Carlos Viana salientou como é impressionante que menos de 30% do esgoto é tratado de verdade no estado, sendo que as licenças ambientais demoram cerca de três a quatro anos para liberação. Ele também disse que Minas Gerais é o estado que mais deixou dívidas a pagar: 2 bilhões e 114 milhões de reais, de 2015 a 2016. “E o país está engessado e sem dinheiro!”, exclamou.

O prefeito Marcio Reinaldo ressaltou o prazer em estar mais uma vez no programa “Plantão da Cidade” da Rádio Itatiaia. Ele disse que o assunto levantado pelo apresentador Carlos Viana é delicado e frisou que o Estado não tem repassado os recursos da Saúde que devem ser repassados aos Municípios. “Na Educação nem tanto! As receitas estão caindo, mas pelo menos, na Educação as coisas andam normal. Mas, na Saúde o problema é grande e os secretários denunciaram o quadro e não reúnem mais.

Sobre a problemática do esgoto, o prefeito Marcio Reinaldo contou que o Município de Sete Lagoas entrou com o projeto da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Ministério do Planejamento e que há dois anos foi aprovado pela presidente Dilma. Segundo ele, uma empresa ganhou a ordem de serviço, mas o Município não pode deliberar porque dependida de autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.  “O secretário Sávio Souza Cruz prometeu nos ajudar, mas a Supram não resolveu a situação. Isso é um absurdo e Sete Lagoas está sem condições de utilizar o recurso, uma vez que, quem tem a prerrogativa, acaba sem fazer o seu papel. Falta o bom senso de saber que uma cidade de cerca de 250 mil habitantes continua jogando o seu esgoto no rio.”, manifestou.

A construção da ETE depende de licença da Supram. Em junho de 2014 foi assinado um dos convênios mais esperados por Sete Lagoas e também por toda região. Trata-se de contrato que garantiu recursos na ordem de mais de R$ 70 milhões, via Ministério das Cidades – PAC Saneamento Básico - para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Com a ETE a cidade terá 100% do seu esgoto tratado, devolvendo à bacia do Rio das Velhas, água que pode ser utilizada por milhares de pessoas que dependem do rio e seus afluentes. A ETE Matadouro será construída na comunidade de Areias, após o bairro Tamanduá. O projeto está sob análise da Superintendência Central de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram), do governo de Minas Gerais, para concessão da Licença de Instalação (LI). Só então as obras poderão ser iniciadas. O empreendimento, inclusive, já foi licitado. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Prefeitura de Sete Lagoas atenderam todas as exigências do órgão estadual, que agora detém a decisão.


O último assunto abordado pelo apresentador Carlos Viana foi sobre a água que anteriormente andou faltando em Sete Lagoas. O prefeito Marcio Reinaldo lembrou que Sete Lagoas dependia exclusivamente de água subterrânea, considerando que trata-se de uma cidade que está a 30 km do Rio das Velhas e que sempre sonhou com a água de superfície do rio. O prefeito mencionou o financiamento de mais de 72 milhões do BNDES e informou que foram construídos 12 reservatórios, 3 estações elevatórias e quase 35 km de adutoras e sub-adutoras. “Colocamos esse projeto com prioridade máxima, pois anteriormente a água começou a faltar. Um poço que precisava de 100 metros de perfuração para obter água, já precisava de 200 metros. Então, era preciso buscar água do Rio das Velhas. Hoje podemos dizer que o município de Sete Lagoas está com a alma lavada, pois terá condições de oferecer 500 litros de água por segundo que desde sexta-feira já está sendo tratada. Foi um projeto muito sacrificante, pois tivemos que tirar mais de 45 milhões de reais dos cofres municipais, mas tivemos apoio do Governo Federal com cerca de 31 milhões, uma vez que precisamos buscar energia elétrica em Jaboticatubas.”, esclareceu.

O apresentador do programa “Plantão da Cidade” da Rádio Itatiaia destacou a boa notícia da água tão reclamada para Sete Lagoas e agradeceu a participação do prefeito Marcio Reinaldo que finalizou: “Eu é que fico grato e Sete Lagoas agradece essa oportunidade! Só 20% dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram concluídos e Sete Lagoas pode dizer de peito aberto que  realizou os seus projetos.”

Comunicação / Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Nenhum comentário: