quinta-feira, 29 de setembro de 2016

COM COOPERAÇÃO CHINESA, ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE) CONTARÁ COM TECNOLOGIA DE PONTA...


A visita do prefeito Marcio Reinaldo à China já rende frutos para a cidade.

Mostra se cada vez mais acertada a co-irmandade firmada entre a cidade chinesa de Yixing e o município de Sete Lagoas.

Nesta quarta-feira foi assinado os primeiros contratos da “Primeira fase de Implementação” dos seguintes projetos entre China e Sete Lagoas:
1) cooperação para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); 
2) projeto piloto de segurança pública para o bairro Boa Vista;
3) doação de equipamentos voltados para teste e tratamento de água e esgoto;
4) e a instalação de uma indústria de fabricação de equipamentos para tratamento de água e esgoto na cidade.

No que se refere aos projetos que beneficiarão diretamente o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), foi assinado no gabinete do prefeito Marcio Reinaldo termo de compromisso entre Minexcell Technology, que esteve representada pelo seu gerente geral, Kezhuo Qi, e também pelo representante do governo de Yixing, Lu Zhen. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Silvio de Sá, afirmou que a parceria entre Yixing e Sete Lagoas já é realidade. “Sete Lagoas contará com o que há de mais tecnológico e eficiente na construção da ETE, que será construída pela Prefisan com cooperação da Minexcell Technology”, afirmou.

De acordo com Lu Zhen, representante do governo de Yixing, tratam-se de projetos que serão fundamentais para a população setelagoana. “Estamos aqui para oferecer tecnologia e investimentos para Sete Lagoas. São iniciativas que vão levar bem-estar, desenvolvimento e empregos para esta cidade”, afirmou.


A solenidade também contou com a presença de Marcos Joaquim Matoso, presidente do SAAE. A parceria voltada para o desenvolvimento da ETE e geração de empregos, tem três pontos fundamentais.

São eles:

GERAÇÃO DE EMPREGOS
A Minexcell Ltda. irá instalar em Sete Lagoas, como o apoio do governo de Yixing, uma empresa denominada Minexcell Technology com um aporte de investimento de capital estrangeiro de US$ 30.000.000,00 (trinta milhões de dólares americanos) já aprovados pelas autoridades chinesas. Voltada para a fabricação de equipamentos utilizados no tratamento de água e esgoto, serão gerados aproximadamente 200 empregos diretos.

CONSTRUÇÃO DA ETE
Via Prefisan, a Minexcell Ltda será subcontratada para efetivar a construção da Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário – ETE Matadouro, em Sete Lagoas, na região do bairro Tamanduá. A empresa chinesa vai garantir a execução do projeto dentro dos padrões de qualidade. Com recursos iniciais na ordem de R$ 70 milhões já garantidos, o município aguarda a Licença de Instalação (LI) a ser liberada pela Superintendência Central de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) para então iniciar as obras.

TECNOLOGIA DE PONTA
A Minexcell Ltda. vai promover a doação de equipamentos voltados para testes e tratamento de água e esgoto a serem utilizados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de outras demandas do SAAE. Também foi garantida a transferência de tecnologia para a autarquia.

Nenhum comentário: