terça-feira, 15 de novembro de 2016

HM GARANTE BONS INDICADORES NO PRO-HOSP....


O Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato (HM), único hospital 100% público de Sete Lagoas, garantiu resultados positivos no Pro-Hosp - Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/Minas Gerais. Quadrimestralmente, o HM é monitorado e, na última avaliação, a unidade cumpriu três, das quatro metas estabelecidas pelo Estado, garantindo bons indicadores no programa com a redução da taxa de mortalidade e ampliação das taxas de referências.

Desde 2011, 132 unidades, localizadas em 105 municípios de todas as regiões do Estado, recebem recursos para melhoria e ampliação do atendimento. Todos os hospitais da rede Pro-Hosp são contemplados com recursos para melhorar a qualidade da assistência, ampliar a capacidade de atendimento, para reforma da infraestrutura, compra de equipamentos, modernização gerencial e custeio hospitalar.

O QUE É PRO-HOSP?

O Pro-Hosp é um Programa do governo estadual, inovador no País, pois modifica a lógica da relação convenial para a relação contratual entre o Estado e os hospitais públicos e privados sem fins lucrativos que prestam serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este Programa possibilita à população mineira atendimento hospitalar de qualidade e com resolutividade o mais próximo possível de sua residência, segundo a lógica dos níveis de complexidade (média ou alta), otimizando a eficiência dos hospitais, e, assim, consolidando a oferta da atenção hospitalar nos pólos macro e microrregionais de Minas Gerais.

Como Minas Gerais é um Estado de enorme extensão territorial (853 municípios) e grande disparidade socioeconômica, o Pro-Hosp procurou consolidar a política estadual de regionalização da saúde, investindo nas 75 microrregiões e 13 macrorregiões sanitárias. O objetivo é que o paciente se desloque o mínimo possível de seu município para receber assistência médica necessária, evitando ter que viajar ou ser transportado para os grandes centros ou para Belo Horizonte.

O Programa aumentou a oferta e a qualidade dos serviços hospitalares. Estão sendo preenchidos os “vazios assistenciais”, isto é, está-se aumentando a cobertura de procedimentos ou serviços de média complexidade pelos hospitais de referência nas microrregiões e procedimentos ou serviços de média e alta complexidade pelos hospitais de referência da macrorregião, por meio de investimentos na renovação e na ampliação de equipamentos.

Nenhum comentário: