segunda-feira, 21 de novembro de 2016

PLANTIO DE CROTALÁRIA ESTÁ SENDO REALIZADO EM SETE LAGOAS...


A equipe de controle do pernilongo iniciou no dia último dia 10, o plantio de crotalária na cidade.  O projeto foi elaborado pela Prefeitura Municipal, por meio da FUMEP, em parceria como as Secretaria de Saúde, Meio Ambiente, Educação e de Desenvolvimento e Turismo.

A planta é uma leguminosa típica do verão, que produz grande quantidade de biomassa, aumenta a quantidade de nitrogênio, contribui na diminuição do carbono que envenena outras plantas sensíveis, protege e restaura o solo contra o efeito de erosão, além de ser uma planta linda que pode ser utilizada como ornamentação.

A crotalária atraem as libélulas através das suas belas flores amarelas. Isso é importante, pois as libélulas são predadoras naturais de várias espécies de insetos como o Aedes aegypti e pernilongo culex. Também reduz a infestação de ervas daninhas, incidência de pragas e patógenos nas culturas, quintais e jardins, canteiros públicos, praças e terrenos baldios. 


De acordo com o coordenador do programa de controle do pernilongo, Nivaldo Santos, existem três formas de controle de mosquito: o controle mecânico que consiste na remoção e eliminação de criadouros, o controle químico que consiste na aplicação de inseticidas e larvicidas e o controle biológico, onde espécies de seres vivos predadores fazem o equilíbrio ecológico, considerando que as libélulas são predadoras eficazes no controle de várias espécies de insetos. “A metodologia utilizada é a seguinte: a equipe de combate ao pernilongo visitas as empresas e instituições, apresentando o projeto e programando o dia do plantio. A aceitação tem superado a nossas expectativas, sendo que já fizemos o plantio de 250 mudas.”, explica. 

Comunicação / Prefeitura Municipal de Sete Lagoas
Site: www.setelagoas.mg.gov.br

Nenhum comentário: