terça-feira, 22 de novembro de 2016

PROGRAMA DE HORTAS COMUNITÁRIAS COMEMORA 34 ANOS...


O “Programa de Hortas Comunitárias” comemorou nesta sexta-feira (18), “34 anos de existência”. Às 9h30min, com a presença do vice-prefeito Dr. Ronaldo João, representando o prefeito Marcio Reinaldo, ocorreu a cerimônia de abertura do evento com realização até as 15 horas, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

A instalação de “Hortas Comunitárias Urbanas” foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, idealizada pelo Sr. Jacob, como um projeto de inclusão socioprodutiva para famílias em situação de risco social. A primeira foi instalada no Bairro Manoa em 1982, possibilitando oportunidade de trabalho e renda para 35 famílias. Este é um programa de sucesso porque desde o início contou com parceiros, destacando-se a Emater-MG, que desde a primeira horta, atua na elaboração de projetos, na assistência técnica na área de produção, como também em associativismo e gestão coletiva de bens e serviços.

Muitas outras entidades e pessoas são ou foram parceiras deste programa, o que contribui para tanto sucesso. Nesse sentido, pode-se destacar a Cemig, a Epamig, a Embrapa, o Ima, o Banco do Brasil, universidades, entre outros. As realizações individuais dos produtores ao longo desse tempo foram inúmeras, resultando na melhoria na alimentação e autoestima elevada.

Atualmente, 320 famílias produzem hortaliças sem agrotóxicos, em sete hortas espalhadas pela cidade. São cerca de 90 espécies produzidas, entre hortaliças, plantas medicinais e condimentares. Estes produtos podem ser adquiridos pela população nas hortas, em feiras e oferecidas de porta em porta. Há pouco mais de um ano, alguns consumidores estão experimentando o conforto de receber cestas de hortaliças em domicílio, pois essa é a mais nova modalidade de comercialização que está sendo realizada por produtores da Horta Vapabuçu.

As famílias estão organizadas em seis associações e todas elas juntas formam a Associação dos Produtores das Hortas Comunitárias Urbanas de Sete Lagoas (Central HCU). A primeira Associação foi fundada no Vapabuçu há 14 anos. Destacam-se as seguintes conquistas: construção coletiva do Regulamento de funcionamento das Hortas, gerenciamento dos micro-tratores e estufas de produção de mudas doados pela Prefeitura Municipal, aquisição de insumos, jalecos, sacolas e a tão sonhada Central de Compostagem.


A gerente regional da Emater, Érika Carvalho manifestou a satisfação pela presença no evento: “comemorar é muito bom! É memorar, relembrar juntos e pensar no que éramos e somos agora! O que a gente quer para mais 34 anos? É importante os parceiros que vieram nesses 34 anos.” Também a chefe geral da Epamig, Marinalva Pedrosa ressaltou o papel de coadjuvante da Epamig junto ao “Programa de Hortas Comunitárias” e congratulou: “parabéns a vocês por acreditar nesse projeto em seus 34 anos e que se tornou realidade!”

A extensionista da EMATER-MG, Alcione Teixeira afirmou os valores dos produtores e agradeceu o carinho e amizade de todos. Já a presidente da Central HCU, Cirlei Santos disse que o evento comemorativo foi feito para todos e completou: “as Hortas são vida e saúde! É tudo! Que essa data de 34 anos possa ser celebrada muitas e muitas vezes! Parabéns a todos!” Por sua vez, o vereador Renato Gomes mencionou o papel da agricultura urbana como vida de muitas pessoas, muito mais do que ocupação de espaço.

Por outro lado, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sílvio de Sá contou que tão logo assumiu a Secretaria, o prefeito Marcio Reinaldo solicitou a missão de apoio para fazer com que as Hortas Comunitárias, que é um projeto de sucesso, buscassem um salto maior. “Ao chegar à conclusão que tínhamos um projeto consolidado, o que então procuramos fazer é agregar valor ao trabalho já desenvolvido, considerando as riquezas das Hortas, uma vez que a sociedade quer um alimento de qualidade. Assim procuramos fazer com que os produtores se tornem grandes empreendedores. E a função da Prefeitura é facilitar o caminho. Portanto, sigam em frente! Não pensem pequeno porque o projeto de vocês é grande!”, conclamou.


O vice-prefeito Dr. Ronaldo João enfatizou que os “34 anos das Hortas Comunitárias” traduzem uma vida. “É essa vida que vocês e os que já passaram e que estão plantando, fazem com que Sete Lagoas seja conhecida, inclusive no exterior. Já aqui na cidade é que este programa pode tomar corpo. Em nome do prefeito Marcio Reinaldo, agradecemos a presença de todos vocês! Felicidades a todos!”, desejou.

Comunicação / Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Nenhum comentário: