quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

SECRETARIA DE SAÚDE E INSG DESMENTEM FIM DE ONCOCENTRO EM SETE LAGOAS....

Centro de Tratamento contra Câncer funciona no Hospital N.S. das Graças
Na manhã desta quarta-feira, 28, alguns sites da cidade veicularam informações de que o setor de oncologia do Hospital Nossa Senhora das Graças foi desativado pela Secretaria de Estado de Saúde e que o setor seria transferido para Curvelo. Segundo nota oficial enviada pela Secretaria Municipal de Saúde, tal informação não procede.

Rumores de que Sete Lagoas perderia esse serviço circulam nas redes sociais desde dezembro de 2015, quando o Governo de Minas Gerais realizou uma avaliação no Oncocentro. "Infelizmente informações levianas e mentirosas como as divulgadas hoje mostram que ainda a política esta acima do povo, causando transtorno e pânico nos familiares e pacientes que necessitam desse importante serviço", diz a Secretaria Municipal de Saúde em nota.

O secretário municipal de Saúde Claudio Figueiredo (Busu) entrou em contato com a secretária de Saúde de Curvelo, que também é presidente regional do COSEMS, Rejane Valgas de Oliveira Galvão, e a mesma informou que existe um relatório do Ministério da Saúde solicitando o credenciamento de Curvelo, incluindo a população de Sete Lagoas para a oncologia, mas o mesmo não foi e não será assinado por ela até que seja repassado e discutido com os demais gestores da região.

A secretária afirmou ainda que entrou em contato com o Estado e salientou a importância de que essa pactuação de autorização unilateral seja definida em conjunto no Conselho Regional. Rejane reafirmou que não se sentiu confortável para assinar o documento sem o consentimento e discussão com todos, principalmente devido ao grande impacto que a ação irá causar. Ainda segundo Rejane, ela aguarda uma posição do nível central e da Superintendência Regional de Saúde.

Irmandade se posiciona com Nota à imprensa

Diante do que têm sido circulado em veículos de comunicação sobre o descredenciamento do serviço de Oncologia, o Hospital Nossa Senhora das Graças informa que não recebeu, oficial ou extraoficialmente, nenhuma comunicação que determine a interrupção ou a suspensão do funcionamento da unidade de Oncologia, que funciona nesta Santa Casa, e que desta forma, todos os pacientes em tratamento continuam sendo atendidos normalmente.

A INSG, mantenedora do HNSG, concentra seus esforços para atender à portaria 140/2014 e garantir que o atendimento a pacientes oncológicos continue sendo oferecido em Sete Lagoas.

Por Jornal Sete Dias


Nenhum comentário: