quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

ALERTA! SURTO DE FEBRE AMARELA EM MINAS GERAIS: SETE LAGOAS MOBILIZA PARA A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS E ADULTOS, PRINCIPALMENTE AS PESSOAS QUE VIVEM NAS ÁREAS ISOLADAS...


A febre amarela é uma doença infecciosa grave causada por vírus e transmitida por mosquitos, em áreas urbanas e silvestres. Nos meios urbanos a transmissão se dá pelo mosquito Aedes aegypti (o mesmo transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus). Já em meios florestais, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes.

Até o presente momento foram notificados 184 casos suspeitos em Minas Gerais. Destes, 37 são prováveis, cujos pacientes apresentaram critério de caso suspeito e com exame laboratorial preliminar reagente. Já números de óbitos, até o último cenário ecoepidemiológico divulgado, 22 óbitos prováveis e outros 25 óbitos foram notificados e estão sendo investigados. Em Sete Lagoas não tem nenhum caso registrado até o momento.
 
Tendo em vista o surto, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenação de Vigilância e Proteção à Saúde, iniciou na última segunda-feira, 16, treinamento com todas as equipes da Atenção Primária a respeito da Febre Amarela no estado e Sete Lagoas, dentre as ações de prevenção e controle da doença, será intensificado as ações de vacinação, priorizado as áreas rurais do município. Estão realizando busca ativa das crianças que estão com o cartão incompleto e verificação do cartão do adulto para atualizar a situação vacinal. As ações educativas de mobilização social para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti se intensificaram; e os profissionais de saúde foram sensibilizados para notificar e investigar oportunamente até 24h todos os casos humanos suspeitos.

A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa, portando o cartão de vacinação, para a atualização da caderneta vacinal.

Sete Lagoas possui 18 salas de vacinação, nos seguintes locais:

- Centro de Saúde (CS) Santa Luzia;
- CS Orozimbo Macedo;
- CS Manoa;
- CS Santo Antônio;
- CS Várzea;
- CS São João;
- CS Montreal;
- CS Progresso;
- Estratégia Saúde da Família (ESF) Esperança;
- ESF Alvorada;
- ESF CDI;
- ESF Eldorado;
- ESF Barreiro;
- ESF Fazenda Velha;
- ESF Catarina;
- Unidade Básica de Saúde (UBS) Luxemburgo;
- UBS Cidade de Deus e
- UBS Belo Vale.

A vacina é altamente eficaz e segura para o uso a partir dos nove meses de idade em residentes e viajantes a áreas de risco, ou, a partir de seis meses de idade em situações de surto da doença.

Fique atendo ao calendário de Imunização:

Faixa etária
Esquema vacinal
9 meses
01 dose
4 anos
Reforço
5 a 59 anos
02 doses

SINAIS E SINTOMAS
As primeiras manifestações da doença são febre alta, calafrio, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náusea e vômito por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias) quando pode ocorrer insuficiência hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a doença. 


Nenhum comentário: