terça-feira, 13 de novembro de 2018

DO INTERIOR PARA UMA GRANDE CIDADE



Dois anos atrás decidi largar tudo em Sete Lagoas e buscar novos ideais. Vir para o Rio de Janeiro para muitos foi loucura devido aos noticiários em que davam conta de que o Rio é uma terra sem lei.

A violência registrada aqui assusta não só quem mora aqui, mas a todos que de alguma forma pensam em conhecer a cidade maravilhosa. Maravilhosa mesmo. Suas praias são uma verdadeira demonstração de que Deus é um ser sobrenatural.

A natureza aqui é privilegiada, cada ponto turístico é de encher os olhos.

Porém, o Rio de Janeiro com as ações criminosas, aumentou substancialmente a violência afastando turistas e diminuindo a sua arrecadação.

Os alvos dos criminosos são as comunidades, as favelas do Rio de Janeiro que sofrem com as ações dos mesmos, deixando os moradores em situação de risco sendo necessária a intervenção Militar, com o uso das Forças Armadas, para amenizar a situação.

A intervenção foi anunciada em rede nacional de rádio e televisão, pelo Presidente Michel Temer.

Segundo estatística, em dois anos, a extrema pobreza dobrou no estado, um retrocesso de duas décadas, consequentemente vem junto o crescimento da violência.

Alguns moradores afirmam que saem de casa, mas sem a certeza de retorno e vivem a mercês da insegurança, mas mesmo o medo sendo seu principal parceiro do dia a dia, tenta viver normalmente.

Existe diferença entre Sete Lagoas e o Rio de Janeiro?

Não muita. A violência está em todo lugar.

Os índices se comparar com o numero de habitantes pode ser considerado um empate técnico, com uma diferença: a população em Sete Lagoas nem sempre é informada da real situação sobre a violência local, diferente do Rio em que os noticiários divulgam de minuto em minuto qualquer acontecimento.


VIOLÊNCIA X CORRUPÇÃO

Qual a relação entre violência e corrupção? 

Se for levar ao pé da letra corrupção é uma violência que prejudica não só alguns, mas toda uma população que tenta viver honestamente seu dia aa dia. 

Se existe desvio verbas publicas que deveriam ser aplicadas, em educação, saúde, segurança e transporte publico entre outros.

Há alguns anos, o que se vê é que a corrupção atinge não só o governo federal, como também os governos estaduais e municipais.

O Rio de Janeiro tem sido o alvo de ações de investigação, depois da confirmação do envolvimento do ex-governador Sergio Cabral que está preso e ainda surgem denuncias sobre o desvio de verbas públicas e que foram utilizadas para o seu próprio bem.

Os cariocas ficam cada vez mais indignados com o resultado das investigações já que o montante de verba desviada trouxe um colapso total para todo o estado.

Falta atendimento na área da saúde e na educação que está com sua qualidade colocada em xeque mate e o pior, o aumento da violência, já que com a falta de investimento aumenta o numero de desempregados, atraindo lideres do crime.

Até hoje, segundo investigações dede a era Cabral, o total de verba desviada ultrapassa dos 300 milhões de reais deixando os cariocas inconformados, não obstante que as investigações continuam e não só Cabral está envolvido, como deputados, secretários e outras pessoas que deixaram o Rio de Janeiro um caos e que vai levar muito tempo para se normalizar.

Mas a esperança dos cariocas não se diverge dos demais brasileiros, de que políticos desonestos sejam banidos e paguem pelos seus erros e que todo o dinheiro desviado seja recuperado e todos sejam condenados a pagar pelo crime.

Corrupção deve ser banida e cada brasileiro deve começar a se policiar, para que não seja mais um no meio dos corruptos. Só assim teremos um país digno e confiável.

Por Silvana Emerick
Reg.Prof. 15.033/MG 05/04/2010

Nenhum comentário: