A Prefeitura abriu nesta segunda-feira (15), às 9 horas, na Escola Técnica Municipal, o curso de “Multiplicador de Polícia Comunitária” do programa “Crack, é possível Vencer”, que contará com a participação de 32 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). O curso terá a duração de 20 dias úteis com oito horas aula diária. Somados aos 11 Guardas já formados, estes alunos estarão prontos para as atividades pertinentes ao programa, que contará com duas motocicletas e dois automóveis equipados com sirene, bem como um ônibus totalmente equipado com câmeras e computadores. O programa "Crack, é possível Vencer" interliga órgãos de segurança, saúde e assistência social, por atingir não só o combate ao uso e tráfico deste tipo de entorpecente, mas desde o tratamento ambulatorial, assistência a eles e a família, podendo chegar até à internação em casa terapêutica.
Compuseram a mesa principal durante o evento: o prefeito municipal Marcio Reinaldo Dias Moreira; o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, coronel Sílvio Augusto de Carvalho; o comandante da GCM, João Simões de Almeida Jr; o comandante do 25° Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente coronel Antônio Librelon de Oliveira; a vice-presidente da Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante (FUMEP/SL), Soraia dos Reis Moreira Souza; o subinspetor da GCM de Betim, Anderson Reis; e o subcomandante da GCM de Contagem, Marcos Adriano dos Anjos.
O secretário coronel Sílvio Augusto ressaltou a satisfação e a
alegria pelo fato da GCM inserir-se cada vez mais no contexto da cidade. “E
neste momento iniciamos uma qualificação profissional que é de grande
importância, sabendo que a questão da Segurança é uma das grandes problemáticas
da sociedade e, por isso, é necessário o seu investimento. Vejo que uma das
soluções está nas Guardas Municipais, considerando que os municípios que assim
fazem, saem na frente. Que possamos prestar um serviço de qualidade para toda a
população, sabendo que nosso prefeito municipal tem uma grande visão na área de
Segurança.”, avalia.
Também para o comandante da GCM, João Simões, esse curso é
altamente necessário para a implantação do programa “Crack, é possível Vencer”
pela Guarda Municipal. “Nós abraçamos esse curso, a fim de receber os
equipamentos para o exercício de um programa que muito nos honra. E isso não
aconteceria se os guardas não demonstrassem para a Administração, a sua
capacidade no exercício do trabalho para a melhoria da sociedade. Portanto, é
importante a dedicação dentro do curso para que eles possam colocar o programa
em prática.”, pontua. O comandante do 25° BPM, tenente coronel Librelon disse que
a Segurança Pública hoje, não pode ser vista como responsabilidade apenas de
uma instituição, mas como uma necessidade de parceria na esfera federal,
estadual e municipal. De acordo com ele, a GCM contribui muito no policiamento
preventivo, sendo que a problemática da droga não pode ser vista apenas como
uma questão de segurança pública, mas um problema social e de saúde.
O vereador Renato Gomes enfatizou a importância do papel do prefeito Marcio Reinaldo, visando o aparato para o trabalho da GCM, bem como da Escola Técnica
que oferece um espaço que vem contribuir para a formação da Guarda, visando a
prática do programa em estudo.
O prefeito Marcio Reinaldo enfatizou que estamos diante de um desafio que muitas cidades de Minas, e entre elas Sete Lagoas, aceitaram, que é o programa “Crack, é possível Vencer”. Ele explicou que é uma maneira natural do Governo Federal contribuir para chegar ao desafio da questão da droga. “E é preciso que medidas e atitudes sejam tomadas, independentemente da classe social. Temos visto a responsabilidade dos Governos Federal, Estadual e Municipal na busca da mudança deste cenário, sabendo que o programa tem sua valia do ponto de vista da prevenção. Então, é necessário que tenhamos firmeza, determinação e atitude, que serão alcançadas com passos como este. É assim que poderemos evoluir, visando maiores benefícios para a sociedade, a fim de que a mesma não fique ao desabrigo. E a nossa Guarda de Sete Lagoas tem feito a diferença neste particular, proporcionando orgulho. A sua participação na escola tem sido decisória no cumprimento deste papel em Sete Lagoas. E temos que avançar! Nesse sentido, é importante buscar os caminhos para o armamento de nossa GCM. No mais, agradeço pela participação e determinação de cada um e aproveitem bem esse tempo! Tenho certeza que esse curso do programa 'Crack, é possível Vencer' vem acrescentar muito. Temos que vencer o 'Crack'! Caso contrário, ele nos vence e acaba com a nossa sociedade”, conclamou.
Comunicação /
Prefeitura Municipal de Sete Lagoas
Site: www.setelagoas.mg.gov.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário