A Prefeitura de Sete Lagoas comemora o
sucesso do Programa Segundo Tempo, que através da Secretaria de Esportes e
Lazer oferece a milhares de crianças em áreas de vulnerabilidade social, o
esporte como exercício de cidadania, disciplina e interação entre os jovens. O
programa trata-se de uma iniciativa do governo federal em parceria com os
municípios, que tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do
Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças,
adolescentes e jovens, como fator de formação social e melhoria da qualidade de
vida, prioritariamente em bairros periféricos.
Atualmente, o Segundo Tempo atende a jovens entre 6 a 17 anos, com atividades desenvolvidas sob orientação de profissionais de Educação Física e estagiários na área. Ao todo, são 14 núcleos com 100 crianças em cada, onde são desenvolvidas diversas modalidades desportivas em diferentes regiões da cidade. Por meio dele, é possível o aluno participar de aulas de futsal, natação, rugby, vôlei, basquete dentre outras. O projeto é desenvolvido de segunda à sexta-feira, de manhã e a tarde e conta com a coordenação de Silvanio Gonçalves dos Santos e André Magno de Macedo Pires.
Quando analisado dentro de uma perspectiva social, o esporte acaba por tornar-se mais que uma ferramenta de aprendizagem, assumindo a função de agente transformador. Neste sentido, desde que foi implantado em Sete Lagoas, o programa vem mostrando grandes resultados e comprovando ser uma valiosa ferramenta de inclusão, como ressalta o coordenador Silvanio Gonçalves: “Quando chegamos às comunidades onde ficam os núcleos do programa, não existia nenhum espaço ou iniciativa para que o jovem pudesse realizar atividades esportivas. Nós implantamos o projeto nas instituições, durante o contra turno escolar das crianças para que elas tivessem o seu dia preenchido por atividades visando seu desenvolvimento e segurança, evitando também que o jovem esteja na rua, em contato com a marginalidade e outros riscos sociais. Hoje podemos falar que toda a comunidade tem caminhado na mesma direção que o projeto, uma vez que a aceitação das crianças e dos pais é quase unânime”, afirma.
No fim deste mês, os coordenadores gerais do Segundo Tempo têm viagem marcada para Brasília, para a Capacitação Gerencial de Convênios do programa, evento que tem por objetivo a orientação dos procedimentos de implantação, desenvolvimento e gestão das atividades. Vale ressaltar que além de promover as práticas esportivas e o desenvolvimento de valores sociais, o programa evita a evasão escolar do jovem e também oferece uma segurança maior para os pais que não tem onde ou com quem deixar as crianças enquanto trabalham. Com cerca de 1.400 participantes, há vagas para pais ou responsáveis que queiram inscrever seus filhos. “Tudo é gratuito. Além do esporte, são realizadas as oficinas. As modalidades desenvolvidas são definidas de acordo com a estrutura e o perfil de cada um dos núcleos”, explica Silvanio.
Comunicação/Prefeitura
Municipal de Sete Lagoas
Site: www.setelagoas.mg.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário