Porque Pimentel implantou em Belo Horizonte a Gestão Compartilhada, uma forma de governar em que os governantes e a sociedade civil se unem em torno de benefícios e obras para todos, colocando os interesses da população acima de questões partidárias e particulares.
Porque Pimentel mostrou que é bom de serviço, realizando diversas obras que eram esperadas há muito tempo pelos belo-horizontinos.
Porque Pimentel tem sensibilidade social e ampliou e criou programas que transformaram a vida de muita gente, como o BH Cidadania.
Porque Pimentel sabe da importância da participação popular. Em Belo Horizonte, Fernando Pimentel comemorou a marca de mil empreendimentos do Orçamento Participativo. Foram construídas escolas, centros de saúde e culturais, áreas de lazer e intervenções de infra-estrutura escolhidas pela população.
Porque Pimentel implantou o Vila Viva, o maior programa de urbanização de vilas do país e também o maior programa de urbanização da história da capital mineira. O Vila Viva prepara Belo Horizonte para se tornar uma cidade sem favelas.
Porque Fernando Pimentel é Prefeito Amigo da Criança, certificado pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança. O título é destinado apenas aos administradores municipais comprometidos com a melhoria da qualidade de vida e implementação de políticas para a universalização dos direitos das crianças e adolescentes.
Porque Pimentel é economista e como secretário da Fazenda em Belo Horizonte saneou as finanças do município, com uma gestão de austeridade, responsabilidade e transparência. Quando prefeito, Belo Horizonte recebeu o rating internacional Ba1, conferido pela agência americana Moody's.
Porque Pimentel revitalizou a Pampulha, cartão postal de BH, que ser palco da Copa de 2014.
Porque Pimentel inaugurou o Centro Metropolitano de Saúde e viabilizou o que antes era o esqueleto do Cardiominas, uma obra abandonada há décadas e símbolo de uma era em que os mineiros querem esquecer.
Porque Pimentel recuperou a vitalidade do centro de Belo Horizonte, local de encontro de todos os belo-horizontinos. Hoje a Praça Sete, a Praça da Estação, a Praça Raul Soares, a rua Aarão Reis, a rua dos Caetés, a rua Rio de Janeiro, a rua dos Carijós e o entorno do Mercado Central estão totalmente remodelados.
Porque Pimentel tem consciência da necessidade de se investir na educação infantil. As UMEIs (Unidade Municipal de Educação Infantil) criadas por Pimentel são referência para o Ministério da Educação.
Porque Pimentel trabalha por uma maior qualidade do meio ambiente. A ilha da Ressaca, formada por um acúmulo de sedimentos que, ao longo dos anos, foram retirados do fundo da lagoa da Pampulha, foi transformada por ele no Parque Ecológico da Pampulha, um dos mais belos do país.
Porque com Pimentel prioriza investimentos na Saúde. Quando deixou a Prefeitura de Belo Horizonte, em 2008, o programa BH Vida, Programa da Saúde da Família, levava atendimento básico a cerca de 1.750.000 pessoas, ou seja, a 76% da população da cidade.
Porque Pimentel inseriu Belo Horizonte na cena internacional. Hoje Belo Horizonte mantém um rico intercâmbio com diversas metrópoles do mundo. A cidade, cada vez mais globalizada, é sempre convidada a mostrar seus programas e ações em congressos e seminários no exterior. Pimentel também intensificou medidas a fim de atrair investimentos e captar recursos para o município.
E por fim, porque não é por acaso que um prefeito é escolhido o oitavo melhor do mundo. Em 2005, Fernando Pimentel foi o único prefeito da América do Sul na lista dos dez melhores do mundo elaborada pelo site inglês Worldmayor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário