O deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE), protocolou nesta terça-feira (23) requerimento pedindo a convocação do ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), para falar sobre a denúncia de que o deputado cassado José Dirceu (PT) estaria atuando como lobista para privilegiar uma empresa no processo de reativação de Telebrás. Além da convocação para audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, Jungmann protocolou três pedidos de informações sobre o caso cobrando posicionamento da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, do Ministério das Comunicações e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). O deputado também conversa com os demais partidos da oposição sobre a possibilidade de abertura de uma CPI para investigar a denúncia.
Reportagem da Folha de São Paulo revela que o ex-ministro recebeu ao menos R$ 620 mil do principal grupo empresarial que será beneficiado caso a Telebrás seja reativada, como promete o governo, para comandar a implantação do Plano Nacional de Banda Larga. O dinheiro foi pago entre 2007 e 2009 pelo empresário Nelson dos Santos, dono da Star Overseas, que adquiriu por R$ 1 a empresa Eletronet, dona de 16 mil quilômetros cabos de fibra óptica ligando 18 Estados. Nos planos do governo, a reativação da Telebrás será feita justamente por meio da estrutura da Eletronet, uma empresa que estava falida antes do interesse de Santos e Dirceu pelo negócio.
Para Jungmann, se comprovada a denúncia, trata-se de um novo escândalo nacional envolvendo o PT em negociatas com empresas privadas em benefício do partido e do enriquecimento de seus integrantes. "É um assunto de extrema gravidade e pode representar claro tráfico de influência. Queremos uma apuração completa do caso e estudamos até a possibilidade de pedir a abertura de uma CPI", afirmou o parlamentar.
FONTE: SITE PPS
Ministro Hélio Costa é VAIADO pelos participantes da
Conferência de Comunicação (Confecom) realizada em Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário