quarta-feira, 16 de julho de 2014

EM POUCO MAIS DE TRÊS MESES DE FUNCIONAMENTO, UPA JÁ ATENDEU MAIS DE 20 MIL PACIENTES.


Há três meses em funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento “Dr. Juvenal Paiva” (UPA tipo III) é, desde o dia 31 de março, o mais novo pronto socorro municipal. Desde a sua abertura, a UPA já atendeu mais de 20 mil pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Sete Lagoas e região. Com a finalidade de estabelecer a capacidade de atendimento aumentada e qualificada, o local atende em média mais de 7 mil pacientes ao mês. Os usuários que precisam da unidade contam 24h com toda a estrutura necessária para um bom atendimento na rede de urgência e emergência. Algumas pessoas que procuraram a unidade relataram sobre o atendimento adquirido.

DEPOIMENTOS USUÁRIOS

O morador do São João, Luiz Cláudio Alves, conta que precisou recorrer a UPA após ter tido uma forte crise de bronquite. “Cheguei à unidade sem ar e muito desesperado. Fui muito bem recebido e atendido. Quando conversei com o médico então me tranquilizei, pois ele foi muito educado e paciente comigo. Fiz micronebulização em um aparelho de primeira qualidade”, disse.

Ao escorregar em casa, o morador do Itapuã I, Daniel de Oliveira, também precisou ir a UPA. Daniel ainda estava aguardando para tirar Raio-X, mas fez uma avaliação positiva sobre o trabalho realizado pela médica. “Ela foi muito eficiente e cordial. Só tenho a agradecer a ela, com certeza”. Valdeir Corrêa também já foi atendido na UPA e aprovou o acolhimento. “Fui bem atendido. É a primeira vez que venho aqui. No geral, o atendimento foi ótimo. Superou todas as minhas expectativas”.

A professora Maria Goreth também aprovou o atendimento realizado pelo SUS. “Minha filha foi muito bem atendida. Posso dizer, por experiência própria, que o atendimento foi bem superior ao que recebi em determinada vez pela rede particular de saúde, no qual foi um episódio lastimável”, lembrou.

A estudante Andrea Silva estava acompanhando sua avó de 92 anos e afirma que a equipe foi resolutiva e organizada ao receber sua avó que levou um tombo em casa. “Em duas horas que fiquei aqui, pude perceber um atendimento humano, acolhedor, paciente. Principalmente com minha avó que é idosa”, relatou.


Devido a sua pressão alta, a comerciante Maria Inês também precisou ir até a UPA. “Constantemente me sinto mal por causa da pressão. Hoje ela estava 18. Fui rapidamente medicada e agora me sinto melhor”. O operador de máquina, Geovane Ferreira, chegou de SAMU a UPA e elogiou ambos os atendimentos. “Tanto pelo SAMU, quanto pela UPA, fui muito bem atendido. O médico que me recebeu foi atencioso e resolveu meu problema, assim como o técnico de gesso, que foi muito gentil e preocupado”, avaliou.

DEPOIMENTOS GESTORES

A enfermeira da UPA, Ana Paula Carvalho G. S. Pontes, destacou o empenho da equipe em realizar um bom trabalho na unidade. “A UPA é um grande ganho para o município, veio como melhoria contínua do serviço de saúde. A equipe que aqui atua é multiprofissional e trabalha para garantir a satisfação da população com qualidade no atendimento humanizado”.

O prefeito de Sete Lagoas, Marcio Reinaldo, conta sua satisfação em ver a UPA em pleno funcionamento. “É uma alegria enorme para nós, gestores, ver que felizmente a unidade está funcionando e com tudo dando certo. O município investiu quase um milhão de reais nessa nova unidade e hoje vemos que valeu a pena. Até o final do ano, tenho certeza que a saúde de Sete Lagoas será outra”, revela.

O Secretário de Saúde, Breno Simões, também não esconde sua alegria em ver a UPA atendendo. “Desde que assumimos, no ano passado, algumas coisas marcaram e irão marcar essa gestão. Conseguimos colocar médicos em todas as unidades de saúde, reduzir drasticamente os casos de Dengue, melhorar consideravelmente o atendimento do Hospital Municipal e colocar a UPA em pleno funcionamento. Tudo isso com os mesmos recursos que nos são repassados mensalmente”, destaca.


ATENDIMENTOS UPA

A UPA 24h conta com 24 leitos de observação, sendo divididos em: seis leitos de observação masculina, seis leitos de observação feminina, cinco leitos de pediatria, cinco leitos de urgência e dois leitos de isolamento. Além disso, laboratório para exames internos, sala de medicação com oito cadeiras, sala de curativo, sala de sutura, sala de gesso, sala de micronebulização, sala de Raio-X e farmácia interna. O local ainda oferece à população serviço de atendimento odontológico de urgência e emergência.

ONDE

Av. Tonico Reis (Norte e Sul), 1.700, bairro São Sebastião.
Linha de ônibus: Itapuã

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

A UPA de Sete Lagoas adota o atendimento da população com a classificação de risco, que aponta a prioridade pelo estado do usuário. A classificação é feita por meio de uma triagem realizada por uma equipe capacitada para o rápido procedimento. O paciente automaticamente recebe uma pulseira de determinada cor que indicará a sua situação e o tempo de espera à assistência, de acordo com a urgência. São quatro cores no total que apontam o estado do usuário.

Emergência: Vermelha
Urgente: Amarela
Pouco Urgente: Verde

Não Urgente: Azul

Nenhum comentário: