Há
três meses em funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento “Dr. Juvenal
Paiva” (UPA tipo III) é, desde o dia 31 de março, o mais novo pronto socorro
municipal. Desde a sua abertura, a UPA já atendeu mais de 20 mil pacientes do
Sistema Único de Saúde (SUS) de Sete Lagoas e região. Com a finalidade de
estabelecer a capacidade de atendimento aumentada e qualificada, o local atende
em média mais de 7 mil pacientes ao mês. Os usuários que precisam da unidade
contam 24h com toda a estrutura necessária para um bom atendimento na rede de
urgência e emergência. Algumas pessoas que procuraram a unidade relataram sobre
o atendimento adquirido.
DEPOIMENTOS USUÁRIOS
O
morador do São João, Luiz Cláudio Alves, conta que precisou recorrer a UPA após
ter tido uma forte crise de bronquite. “Cheguei à unidade sem ar e muito
desesperado. Fui muito bem recebido e atendido. Quando conversei com o médico
então me tranquilizei, pois ele foi muito educado e paciente comigo. Fiz
micronebulização em um aparelho de primeira qualidade”, disse.
Ao
escorregar em casa, o morador do Itapuã I, Daniel de Oliveira, também precisou
ir a UPA. Daniel ainda estava aguardando para tirar Raio-X, mas fez uma avaliação
positiva sobre o trabalho realizado pela médica. “Ela foi muito eficiente e
cordial. Só tenho a agradecer a ela, com certeza”. Valdeir Corrêa também já foi
atendido na UPA e aprovou o acolhimento. “Fui bem atendido. É a primeira vez
que venho aqui. No geral, o atendimento foi ótimo. Superou todas as minhas
expectativas”.
A professora Maria Goreth também aprovou
o atendimento realizado pelo SUS. “Minha filha foi muito bem atendida. Posso
dizer, por experiência própria, que o atendimento foi bem superior ao que
recebi em determinada vez pela rede particular de saúde, no qual foi um
episódio lastimável”, lembrou.
A
estudante Andrea Silva estava acompanhando sua avó de 92 anos e afirma que a
equipe foi resolutiva e organizada ao receber sua avó que levou um tombo em
casa. “Em duas horas que fiquei aqui, pude perceber um atendimento humano,
acolhedor, paciente. Principalmente com minha avó que é idosa”, relatou.
Devido
a sua pressão alta, a comerciante Maria Inês também precisou ir até a UPA.
“Constantemente me sinto mal por causa da pressão. Hoje ela estava 18. Fui
rapidamente medicada e agora me sinto melhor”. O operador de máquina, Geovane
Ferreira, chegou de SAMU a UPA e elogiou ambos os atendimentos. “Tanto pelo
SAMU, quanto pela UPA, fui muito bem atendido. O médico que me recebeu foi
atencioso e resolveu meu problema, assim como o técnico de gesso, que foi muito
gentil e preocupado”, avaliou.
DEPOIMENTOS GESTORES
A
enfermeira da UPA, Ana Paula Carvalho G. S. Pontes, destacou o empenho da
equipe em realizar um bom trabalho na unidade. “A UPA é um grande ganho para o
município, veio como melhoria contínua do serviço de saúde. A equipe que aqui
atua é multiprofissional e trabalha para garantir a satisfação da população com
qualidade no atendimento humanizado”.
O
prefeito de Sete Lagoas, Marcio Reinaldo, conta sua satisfação em ver a UPA em
pleno funcionamento. “É uma alegria enorme para nós, gestores, ver que
felizmente a unidade está funcionando e com tudo dando certo. O município
investiu quase um milhão de reais nessa nova unidade e hoje vemos que valeu a
pena. Até o final do ano, tenho certeza que a saúde de Sete Lagoas será outra”,
revela.
O
Secretário de Saúde, Breno Simões, também não esconde sua alegria em ver a UPA
atendendo. “Desde que assumimos, no ano passado, algumas coisas marcaram e irão
marcar essa gestão. Conseguimos colocar médicos em todas as unidades de saúde,
reduzir drasticamente os casos de Dengue, melhorar consideravelmente o
atendimento do Hospital Municipal e colocar a UPA em pleno funcionamento. Tudo
isso com os mesmos recursos que nos são repassados mensalmente”, destaca.
ATENDIMENTOS UPA
A
UPA 24h conta com 24 leitos de observação, sendo divididos em: seis leitos de
observação masculina, seis leitos de observação feminina, cinco leitos de
pediatria, cinco leitos de urgência e dois leitos de isolamento. Além disso, laboratório para exames internos, sala de medicação com
oito cadeiras, sala de curativo, sala de sutura, sala de gesso, sala de
micronebulização, sala de Raio-X e farmácia interna. O local ainda oferece à população serviço de
atendimento odontológico de urgência e emergência.
ONDE
Av. Tonico Reis (Norte e Sul), 1.700,
bairro São Sebastião.
Linha de ônibus: Itapuã
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
A UPA de Sete Lagoas adota o atendimento
da população com a classificação de risco, que aponta a prioridade pelo estado
do usuário. A classificação é feita por meio de uma triagem realizada por uma
equipe capacitada para o rápido procedimento. O paciente automaticamente recebe
uma pulseira de determinada cor que indicará a sua situação e o tempo de espera
à assistência, de acordo com a urgência. São quatro cores no total que apontam
o estado do usuário.
Emergência: Vermelha
Urgente: Amarela
Pouco Urgente: Verde
Não Urgente: Azul
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