quarta-feira, 9 de setembro de 2015

AS MANIFESTAÇÕES....


Para iniciar nosso trabalho desta semana, decidir colocar na minha pauta para o post uma matéria que está em bastante evidência em nosso cenário político: AS MANIFESTAÇÕES.

Digo que apesar dos dados estáticos nunca chegarem em dados oficiais exatos, contemplo as ruas se encherem para dar voz ao clamor popular, sinto que tudo isso é meio midiático, mas e exato, a cidadania caminha.

Caros leitores e leitoras; podemos clamar o impeachment da presidenta e como povo, podemos exercer nossa cidadania da forma que quisermos.

Digamos já estava mais do que na hora de isso acontecer, mas sabemos que mesmo instaurando uma CPI, investigando a presidenta, dando andamento aos processos, ainda não há fundamentação político-jurídica para o impeachment acontecer, como já expressado pelo Procurador Geral da Republica, Rodrigo Janot, porém, felizmente estamos assistindo a justiça trabalhar rumo a construção da cidadania.
       
Quero deixa claro, que não abraço nenhuma ideologia política, e me simpatizo mais com a atual presidente do que com o senador Aécio, mas no fundo, não acredito que ambos sejam capazes de promover as reformas política que o País tanto necessita.

Muito embora o senador Aécio goste de colocar, que os Brasileiros foram enganados pela presidenta em sua campanha eleitoral, acredito que o barco afundaria com qualquer um dos dois, era questão de tempo. O furo já existia e já vinha sendo noticiado há tempos pelos economistas, a única diferença é que o Aécio divulgou tudo em sua campanha eleitoral, já a Dilma, inutilmente mascarou.

Enfim, a crise financeira é uma realidade que bateu a nossa porta, porém não se pode negar que uma serie de fatores evidenciou ainda mais a crise brasileira, como por exemplo: os escândalos na Petrobras, a queda do PIB, a inflação beirando os dois dígitos, o aumento do desemprego e como consequência de tudo, a recessão.

Eu gostaria mesmo que a política brasileira deixasse de ser tão boazinha e paternalista, o Brasil não é uma mãe, é sim uma nação.

Manter essa  política de “mãezona caridosa”, custa caro, bem como, era fácil prever que uma hora essa política iria falir o país e que jamais o levaria ao progresso.

Eu gostaria que os políticos da oposição, parassem de fazer um carrossel festivo por causa da crise, bem como, que fossem mais honestos com o povo, pois eles sabem das necessidades de certas medidas governamentais em relação ao INSS, aos programas assistenciais, porém mesmo assim, eles criticam e trabalham contra as medidas.

No Brasil não se investe numa boa educação e na reformulação do método tradicional de ensino, podemos exemplificar isso por algumas escolas publicas e percebemos claramente, que esse atual método e educação está falido há tempos, basta ver os índices de evasão escolar.

Não se investe na saúde pública, há pouco tempo saiu uma matéria chocante na Revista Época sobre violência obstétrica, entre outras coisas que acontecem no SUS, desde falta de médicos e remédios, hospitais sucateados.

O Governo não investe nele mesmo, não se preocupa em se tornar mais eficiente, transparente e menos burocrático seus sistemas e trabalho, não capacita seus servidores, o funcionário publico brasileiro e intocável, adoram encher a boca para falar em direitos, porém esquecem-se dos seus deveres. Creio que boa parte dos servidores públicos não sobressairia profissionalmente na iniciativa privada.

Acredito que estamos passando por uma epidemia nos três poderes, todos precisam ser reestruturados e reformulados, não apenas o poder executivo como afirmam alguns!

O Executivo, o Legislativo e o Judiciário se encontram quase que em equiparidade de situação: Altos gastos, ineficiência, corrupção, etc.

Falam em cortes e mais cortes, porém até o momento somente o povo perdeu com esses cortes, visto que foram cortados as verbas para a saúde e educação pública.

Será que os juízes, os ministros do Supremo, os deputados estaduais e federais, os vereadores, os prefeitos, a presidenta, os governadores e os Senadores aceitam terem seus salários reduzidos?

Acredito que não, mesmo que seja por um determinado tempo e para o bem da economia do País, eles aceitam.

Eles não abrem mãos nem de suas vidas aristocráticas, cheia de prerrogativas pagas pelos cofres públicos, denominada de auxílios que estão constadas em suas folhas de pagamento.

E milhares de brasileiros se julgam privilegiados, por receberam uma bolsa família, por receberem míseros cem reais por mês.

Privilegiado é um juiz, que além do alto salário, ele recebe R$ 4.377,73 mensais de auxílio moradia, mesmo que ele more em imóvel próprio.

Pergunte se os membros do legislativo tiveram seus pomposos salários suspensos, ou foram suspensos de suas funções porque estão sendo investigados por esquemas de corrupção?

Enquanto o salário mínimo foi reajustado em 8,8%, o salário dos deputados da Câmara de Federal foi reajustado em 26% acima da inflação, a Corte do STF queria um reajuste salarial de 22%.

Será que apenas o impeachment da presidenta vai resolver toda essa discrepância?

Quanto a nossa presidenta, acho que ela já foi muito mais coerente em seus discursos, mas haja vista a desestabilidade do atual governo em sua própria gestora, só pela frase que viralizou na web: “Não vamos colocar meta. Vamos deixar aberta, mas quando atingir (...), vamos dobrar a meta”, eu leio essa frase e me pergunto: Como assim gente?!?!

Enfim caros leitores e leitoras; creio que temos que seguir rumo ao progresso, não tenho dúvida que para isso precisamos urgente de:

REFORMA E REESTRUTURAÇÃO!!!

REFORMA E REESTRUTURAÇÃO DO EXECUTIVO!!!

REFORMA E REESTRUTURAÇÃO DO JUDICIÁRIO!!!

REFORMA E REESTRUTURAÇÃO DO LEGISLATIVO!!!

A mudança deve começar de nós brasileiros, pois somos um povo culturalmente dominado pelos péssimos hábitos, como: o “jeitinho brasileiro”, a corrupção chamada “o que eu faço pra meu processo ser mais rápido”, ou a velha “político pode roubar desde que faça alguma coisa”, ou pelas pequenas coisas como devolver a carteira, o celular que você achou, não aproveitar dos protestos para vandalizar, não querer levar vantagem em tudo, até o simples jogar lixo no chão precisa ser modificado.

Quando protestar, proteste para a mudança, reestruturação, o descaso do Judiciário, Legislativo e do Executivo, pois a reforma e para os três!


Comece seus protestos pela sua cidade, porque as mudanças têm que acontecer em nossas cidades, não apenas no topo. A má administração esta enraizada em todas as esferas federal, estadual e municipal.

E quando sair da sua casa para protestar, não deseje o mal do País, porque você um dia vai morrer e os seus filhos vão viver nele, a nossa atual geração e o fruto do descaso dos nossos concidadãos.

Busque ser um exemplo de cidadania na sua casa, no seu bairro e na sua cidade. Com certeza se você assim agir, já estará fazendo a sua parte.

"A democracia vai bem além do direito de votar e se expressar; inclui promover nas políticas as possibilidades para a realização social do indivíduo". Adilson Motta.

Por Carolina Rebeca Cabrera - Jornalista - Reg.: 15.511/MG

Nenhum comentário: