terça-feira, 21 de junho de 2016

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA) JÁ É REALIDADE....


Foi inaugurada na última sexta-feira a Estação de Tratamento de Água (ETA) Sistema Rio das Velhas. Centenas de pessoas compareceram ao evento em Funilândia, além de importantes autoridades do governo estadual e federal. Todos foram conhecer de perto a maior obra da história de Sete Lagoas.

O empreendimento foi tema do Programa Café com o Prefeito (Rádio Eldorado 1300 AM) nesta segunda-feira.

O prefeito Marcio Reinaldo falou da relevância da obra para o futuro da cidade. “O empreendimento irá permitir a interligação e integração das águas do Rio das Velhas às águas captadas por poços profundos (sistema existente) de forma que Sete Lagoas passará a ter no futuro um sistema misto de abastecimento de águas”, afirma.

Para o prefeito Marcio Reinaldo esta obra é a realização de um sonho, uma vez que as discussões sobre ela são bastante antigas. Para o prefeito, Sete Lagoas não pode depender exclusivamente do abastecimento via poços artesianos, como ocorre atualmente. Com o abastecimento superficial o lençol freático será recomposto com mais facilidade. “A ETA, além de garantir o abastecimento de Sete Lagoas nos próximos 20 anos, coloca a cidade rumo à autosustentabilidade neste âmbito”, completa. Veja o que de mais importante falou o prefeito:



A ETA
Sete Lagoas conseguiu o que várias cidades não conseguiram. Levar água do Rio das Velhas até a cidade, em um trecho de mais de 20 km. Temos 3 bombas de 1.500 cavalos puxando água do rio para levar até a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada em Funilândia. É um sistema eficaz, de uma obra sensacional. Equipamentos de primeiro mundo, de última geração. A água já está sendo analisada e todos os testes estão sendo feitos antes de levarmos essa água até a população. Vários profissionais envolvidos neste processo. Quando estiver tudo pronto vamos jogar esta água nos nossos reservatórios. O SAAE deixou de ser meramente uma autarquia que só cuida de esgoto e manutenção da rede de água.

ENERGIA ETA
Fomos buscar energia em Jaboticatubas para abastecer a ETA. Não tenham dúvidas que Funilândia será uma cidade transformada em pouco tempo. Este município também será beneficiado pelos investimentos chineses, ao que tudo indica, que vai chegar para Sete Lagoas.

FINANCIAMENTO BNDES PARA ETA
O financiamento foi necessário e assinado na época pelo então prefeito Leone Maciel. Só dei continuidade ao projeto, não contraí dívida nenhuma para Sete Lagoas.

Nenhum comentário: